MeuEstiloDecor

Os 3 maiores erros ao distribuir os móveis na sala

Quando uma cliente me fala que usa mais o seu quarto do que a sala é batata, pode contar que ela está cometendo um dos 3 maiores erros ao distribuir os móveis na sala.

É super comum o layout dos móveis ficar esquecido enquanto nos preocupamos com coisas mais divertidas como a cor do sofá ou a estampa das almofadas.

Acontece que a posição e a distribuição dos móveis em um ambiente é a chave da decoração para criar a sensação de aconchego que tanto queremos.

Não tem complicação. É só você desenhar o seu espaço e ficar longe destes erros que dá tudo certo.

3 maiores erros ao distribuir os móveis na sala

foto via Studio WM

Os 3 Maiores Erros ao Distribuir Móveis na Sala

1. Efeito “rosquinha”

Não encoste todos os móveis nas paredes.

Ao contrário do que muita gente pensa, não “aumenta” o espaço, pelo contrário, o resultado é um espaço morto, um buraco sem utilidade no meio da sala que só dificulta a conversação e afasta as pessoas.

Se a sua sala é estreita e o sofá precisa ficar “ancorado” na parede, deixe que os outros assentos flutuem próximos a ele.

Prefira posicionar assentos como poltronas ou cadeiras com braços em frente ao sofá, elimine a mesa de centro se for preciso.

Se não tiver espaço, posicione os assentos em diagonal ao sofá com um apoio ao lado.

Se a sua sala é grande, divida o espaço em “zonas” por tipo de atividade.

Como um grupo de assentos para bater papo ou ver TV, uma poltrona com uma luminária de piso para leitura e uma área de trabalho com uma mesa, uma luminária e uma cadeira para trabalhar, pagar contas, fazer dever de casa.

3-maiores-erros-distribuir-móveis na sala efeito rosquinha
Aproxime os assentos para evitar o desastroso “efeito rosquinha” que acontece quando você encosta todos os móveis nas paredes e deixa um buraco no meio da sala.

2. Não considerar a circulação

A circulação ou tráfego de um espaço é a maneira como as pessoas entram, saem e se movimentam dentro do ambiente.

Em uma sala, você deve facilitar o acesso ao grupo de assentos principal garantindo que há mais de um jeito de se chegar até o sofá.

Assim, se uma pessoa estiver se levantando não vai trombar com outra que esteja tentando se sentar

Para uma circulação confortável, sem canelas roxas, o ideal é manter um espaço livre de 90cm entre os móveis e entre paredes e móveis.

Na vida real, em apartamentos pequenos essa distância pode cair para 80cm.

Leia também: Como Decorar Sala Pequena

Não se esqueça de considerar que portas e gavetas também precisam deste espaço livre para abrirem sem obstáculos.

Outro ponto crucial é garantir que não há nenhum móvel bloqueando as entradas do ambiente.

Dar de cara com as costas de um sofá quando se entra em uma casa, é uma barreira física e visual nada convidativa.

3-maiores-erros-distribuir-móveis na sala-circulacao
Sofá de costas para a entrada manda a mensagem: “Você não é bem vindo”.

3. Ignorar a vista

Considere a vista do assento principal da sala, ou seja, considere a vista do sofá.

Se você tem uma janela com uma vista incrível, arrume os assentos para as pessoas ficarem de frente para ela, caso contrário invente um ponto focal.

E não, a TV não é um ponto-focal!

Se a única posição possível para o sofá é de frente para uma TV presa à uma parede vazia use a criatividade.

Instale prateleiras ao lado e sobre a televisão e faça um arranjo charmoso com livros e objetos decorativos ou crie uma parede-galeria ao redor da TV.

3-maiores-erros-distribuir-móveis na sala-ponto-focal
A TV não deve ser o ponto focal, a “rainha” da sua sala.

Como evitar os erros ao distribuir os móveis na sala pequena?

Comece posicionando o sofá.

Sempre que possível o sofá deve estar de frente ou de lado para a entrada criando uma distribuição de móveis mais acolhedora, que dá as boas vindas aos visitantes.

Evite os sofás trambolhos com mais de 100 cm de profundidade e braços gigantes que acabam “comendo” metade do espaço da sala.

Se sua sala for muito pequena, avalie a real necessidade de usar mesa de centro e mesas laterais.

Muitas vezes um banquinho, um pufe ou uma mesinha leve pode substituir esses móveis e cumprir múltiplas funções como apoio para bebidas, assento extra ou descanso para os pés.

Leia também: 5 Móveis que sua Casa NÃO Precisa

“Para ser confortável e aconchegante o layout da sala tem que funcionar para o seu estilo de vida.”

Dá uma olhada no painel Layout do Pinterest do MeuEstiloDecor e inspire-se com idéias diferentes para distribuir os móveis na sua sala.

projeto de decoração online MeuEstiloDecor

Compartilhe essa Publicação

Respostas de 10

  1. Olá!Gostei muito de suas matéria sobre decoração e amo decoração… estou morando em uma casa de 1/4 sendo que a sala não tem opções de paredes há uma parede que coloco painel e a outra onde fica a cortina e não gosto do meu sofá nesse local pois gosto de cortina cortina gosto de deixá-la a mostra a opção colocar sofa de costa pra porta ou de lado que fica de costa pro banheiro não fica legal e a cozinha americana, na verdade é uma casa mal feita tem um corredor com porta que vai direto pro quarto voce poderia me ajudar?,me dando alguma dica?Eu agradeço

    1. Oi Tania, essa questão de layout (posição dos móveis) na minha opinião, é a mais difícil em design de interiores. Minha sugestão é você desenhar a planta baixa em escala ou movimentar os móveis fisicamente e testar a melhor posição dos móveis. Eu ensino como fazer essa etapa do projeto de interiores no passo #4 do Roteiro de Decoração pra Vida Real que você acessa no menu principal do site. E, claro, se você quiser ajuda, eu criei o projeto de decoração online para pessoas como você que precisam de ajuda profissional para resolver uma questão difícil sem precisar gastar uma fortuna. Beijo.

  2. Minha sala e guadrada ,tem 5 MT ,minha porta de entrada fica no meio ela e larga e do lado direito equerdo tem 2 janelas estreitas cada lado . Não tô conseguindo saber aonde coloco sofá e televisão

    1. Oi Fabiana, eu recomendo que você faca a planta baixa do espaço como eu ensino no planner de decoração. É grátis, já baixou?

  3. Olá minha sala de TV é pequena a televisão fica de frente para porta de entrada o sofá fica de lado os dois porque não tem como eu colocar de frente para a TV quando eu mudo a posição da televisão coloco ela de lado da porta aí tem como eu colocar os dois sofá de frente para TV eu quero saber a opinião de vocês eu deixo do jeito que está ou muda a posição

    1. Oi Romilda, para saber a melhor posição dos móveis em um ambiente é fundamental fazer o estudo de layout com a planta baixa em escala como eu ensino no passo Desenhe seu Espaço do meu método de Decoração pra Vida Real.

  4. Jacqueline esteves lima disse:

    oi minha sala é grande , coloquei um sofá grande e duas poltronas, ainda não coloquei um móvel enfrente da poltrona a onde vai ficar um tv grande, mas a minha dificuldade esta a traz do sofá, fica a porta de entrada e enfrente uma parede , tem um espaço da janela para o sofa então ficou tipo um corredor na entrada principal o que colocar , Um quadro co um raque , um espelho com uma poltrona não sei o que botar

    1. Oi Jacqueline, essa questão da distribuição de móveis nos ambientes é extremamente técnica e para definri a melhor posição e tamnho dos móveis é fundamental fazer a planta em escala do ambiente. Manda um e-mail pra mim que eu te explico direitinho [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Está com alguma dúvida?