MeuEstiloDecor

5 dúvidas mais comuns de decoração

Dúvidas de decoração todo mundo tem mas algumas pessoas tem vergonha de perguntar.

Tenha vergonha não, pode me mandar suas perguntas, tem até um formulário especial pra isso no blog.

Mas enquanto isso veja as soluções para as 5 dúvidas mais comuns de decoração do planeta.

5 dúvidas mais comuns de decoração

5 dúvidas mais comuns de decoração

1. Minha casa precisa de cortinas?

Cortinas tem uma função prática. Elas servem para proteger você e seus pertences da exposição aos raios solares e dos olhares curiosos dos vizinhos.

Mas elas também cumprem uma função abstrata, que é criar o clima aconchegante da sua casa.

A textura do tecido dá uma sensação visual de conforto e filtra a entrada de luz natural, banhando o espaço com uma luz mais suave e delicada.

É verdade, contudo, que se o seu espaço for pequeno e receber pouca iluminação natural, deixar as janelas sem cortina vai dar a sensação de que o ambiente é maior.
Ó céus, o que fazer?

Solução:

Use tecidos leves como voil, gaze de linho ou cambraia para fazer painéis sem nenhum tipo de prega.

A idéia é que quando estiverem esticados, os painéis formem uma fina “camada” em frente às janelas e quando abertos deixem entrar a maior quantidade possível de luz.

5 duvidas mais comuns de decoração

2. Minha casa precisa de tapetes?

Como as cortinas, os tapetes tem uma função prática que é fornecer conforto térmico a ambientes com pisos frios, como os de cerâmica.

E assim como as cortinas, cumprem a função abstrata de aquecer os ambientes visualmente com suas texturas, estampas e cores.

Além disso, tapetes são uma mão na roda na hora de separar visualmente os ambientes quando as áreas são integradas.

Porém…tapete é mais uma coisa pra limpar, acumula poeira, pelos de cachorro, pecinhas micras de Lego e vai te fazer pensar 2 vezes antes de servir vinho na próxima festa.

Solução:

Se você mora em um lugar quente, como eu, você não “precisa” de tapete mas usar um vai elevar a sua decoração a um outro nível. Decorar é criar camadas, lembra?

Use uma pele de vaca, que é ultra-resistente e fácil de limpar, para evitar aquele buraco no meio da sala e “amarrar” os móveis.

Outra idéia é brincar com tapetes menores só para introduzir textura e um colorido, como uma passadeira em frente ao sofá ou um tapetinho embaixo da poltrona de leitura.

Agora se você mora no Sul do país então um tapete quentinho é uma boa pedida. Neste post eu te ensino a escolher o tapete perfeito para combinar com a sua sala.

5 dúvidas mais comuns de decoração

3. TV na sala, como decorar em volta dela?

Ah, como seria bom se a gente pudesse decorar a nossa sala pensando só em receber os amigos, bater-papo, brincar com as crianças, ler e ouvir música, sem se preocupar com a TV, equipamentos medonhos e seus fios sinistros.

Infelizmente a realidade é que a maioria das salas de estar são também salas de TV e vamos combinar que esses trambolhos não são nada atraentes.
Então, como decorar a sua sala para que a sua vida não gire em torno da TV?

Solução:

Tire da TV a posição de ponto-focal da sala. Ponto focal é o ponto de interesse de um ambiente, o ponto para onde os olhares são atraídos.

Nos lugares onde faz frio, é sempre a lareira mas pode ser uma vista bacana, uma obra de arte, uma estante.

Nas salas onde os assentos estão voltados para a TV o ideal é criar pontos de interesse ao redor do equipamento para distrair a atenção das pessoas quando a TV estiver desligada.

Se a TV estiver apoiada em um rack, instale prateleiras sobre o móvel e crie composições com livros, quadros e objetos interessantes.

Você também pode fixar a TV na parede e criar uma parede-galeria em torno dela usando quadros de diferentes tamanhos e formatos.

5 dúvidas mais comuns de decoração

4. O que fazer com uma parede grande e vazia?

Uma parede grande e vazia em casa é tão paralisante quanto uma tela em branco para um artista ou uma página em branco para um escritor.
Que fazer?

Solução:

Você pode usar 1 peça gigante e cobrir todo o espaço ou criar uma parede-galeria com várias peças diferentes.

Se você tiver alma de colecionador e for do tipo que guarda as cartas que recebeu da sua avó, os desenhos dos sobrinhos ou aquele papel de presente tão lindo que você não conseguiu jogar fora, eu digo: se joga nas molduras e começa a sua parede-galeria.

Agora se a sua vibe for mais “menos é mais” e você for do tipo que prefere resolver o problema numa tacada só, então a melhor solução pra você é uma peça gigante de alto impacto visual.

Essa solução tem a vantagem de ser mais fácil e mais barata de implementar, principalmente se você tiver habilidades para o faça-você-mesmo.

Algumas coisas que você pode fazer são:

5. Qual é o jeito certo de usar espelhos?

Você já ouviu um zilhão de vezes que usar espelhos na decoração faz um ambiente parecer maior, certo?

O que ninguém nunca te contou é que tem “jeito certo” de usar espelhos.

Alguns anos atrás, visitei a casa de uma cliente para uma consultoria de decoração.

Como a sala era bem pequena, ela tinha colocado um espelho de frente para a janela da sala com a intenção, super correta, de refletir a luz natural.

O problema é que como seu apê era de fundos, a janela da sua sala dava de cara pra área de serviço do vizinho.

Resultado, ela trouxe pra dentro de casa o varal cheio de roupas do vizinho. Ops.

Solução:

Quando for posicionar os espelhos sempre, sempre!, observe o que ele vai refletir, que tipo de paisagem você vai trazer para dentro da sua casa.

Se a vista da sua janela não for lá essas coisas, tente mudar a posição do espelho, mais baixo ou mais alto, ou melhor ainda faça um conjunto com vários espelhos menores.

5 dúvidas mais comuns de decoração

Você tem algum dilema de decoração que gostaria de ver resolvido?

Me fala qual é nos comentários abaixo que eu faço um post sobre ele.

Palavras-Chaves

Compartilhe essa Publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *