Os maiores erros em decoração não tem nada a ver com regrinhas do tipo pode-não pode. Não pode misturar estampas, no quarto só pode cor clara, espaço pequeno tem que ter móveis pequenos, blá, blá, blá.
Os maiores erros em decoração tem a ver com você e a maneira como você se relaciona com a sua casa.
É muito fácil cometer erros quando você tenta copiar uma casa linda de revista sem se perguntar se aquela decoração tem a ver com a sua personalidade e com o seu estilo de vida.
Vem comigo que eu te mostro como fugir das maiores armadilhas na hora de decorar a sua casa.
Os 6 maiores erros em decoração
1. Decorar para os olhos
Quem quer viver em uma casa que parece show-room de loja? Um lugar onde as pessoas se sintam intimidadas e com medo de estragar alguma coisa? A vida lá fora já é intimidante o suficiente, em casa eu quero me sentir acolhida e ter conforto absoluto.
Se uma peça parece incrível mas você não pode andar, se sentar ou relaxar sobre ela, não compre.
[Tweet “A nossa casa é para ser vivida, sentida e usada!”]
2. Querer tudo combinando perfeitamente
Perfeito é chato! Um ambiente todo combinandinho, onde os móveis são todos do mesmo conjunto, as cores da mesma família, os acabamentos todos do mesmo material, é um ambiente sem personalidade.
Para criar interesse visual e fazer as pessoas se sentirem acolhidas, misture! Misture móveis antigos e novos, madeira com metal, estampas e texturas. Sua casa vai ser única, uma expressão da sua personalidade e não um espaço saído de um catálogo de loja.
3. Decorar para um estilo de vida que não é o seu
Parecia lindo na loja mas quando chegou na sua casa ficou, humm…estranho. Tipo uma mesa de jantar para 8 lugares quando você nunca recebe ninguém ou um sofá branco quando você tem crianças pequenas…Compre para o seu estilo de vida agora e não para o estilo de vida que você deseja ter um dia.
4. Não ter um orçamento
Você não precisa gastar uma fortuna para ter uma casa charmosa, aconchegante e funcional mas se você não definir um orçamento realista, como vai decidir as prioridades e onde vale a pena investir os seus recursos para conseguir máximo impacto no decor?
5. Não conhecer o seu estilo pessoal
Todo mundo tem estilo, um estilo único e pessoal. O seu estilo pessoal está nas suas experiências, nas coisas que você ama e que tem significado prá você e conhecer o seu estilo pessoal é fundamental porque te dá segurança para tomar decisões e funciona como um filtro pra você comprar melhor. Além disso, quando você se dedica a revelar o seu estilo, você embarca em um processo de auto-conhecimento, uma experiência que melhora a sua auto-estima se refletindo em outros aspectos da sua vida. Para revelar o seu estilo faça um moodboard. Não sabe o que é moodboard? Clica aqui que eu explico.
6. Descuidar da iluminação
A luz tem o poder de transformar, e embelezar, tudo! A maioria das pessoas se contenta com um único ponto de luz no teto: erro grave! Uma única luz vindo de cima, tende a “chapar” o ambiente, ao passo que várias fontes de luz dão profundidade e nuance deixando tudo mais aconchegante. Use luminárias de piso e de mesa espalhados pelo ambiente ao lado de sofás e poltronas e sobre aparadores e mesas de apoio. E, por favor, substitua as lâmpadas de luz branca e fria por luz amarelada e quente.
Ter um plano é a melhor maneira de fugir dos erros na hora de decorar e assim economizar tempo e dinheiro preciosos.
No Ebook Decoração pra Vida Real eu te ensino um roteiro com 7 passos simples que podem ser seguidos por qualquer pessoa para um decoração infalível.