Você ainda duvida que a decoração da sua casa influencia a sua felicidade?
Em 2014, 70% dos 6000 entrevistados em uma pesquisa do site americano de decoração Houzz, disse que se sentia mais feliz vivendo em ambientes limpos, organizados e confortáveis.
Ok, limpo e organizado significa mais ou menos a mesma coisa para a maioria das pessoas, mas conforto já é algo muito mais subjetivo.
foto via steller.co
Conforto prá mim, é a combinação entre beleza e funcionalidade mais adequada prá cada um. Cada um tem a sua medida.
Uma casa confortável é bonita e funcional. Se for só bonita fica com cara de showroom. Se for só funcional, falta aconchego, acolhimento.
Decoração prá vida real
Decorar prá vida real é isso. É você descobrir qual a combinação de beleza e funcionalidade ideal para você e pro seu estilo de vida.
É decorar sem se esquecer do seu cotidiano, da rotina da sua família.
Se a sua família é pequena e você não recebe com frequência para almoços e jantares, será que você precisa de uma mesa de jantar com 8 lugares?
Será que vale a pena comprar cadeiras estofadas com um tecido incrível e depois colocar capa com medo das crianças derrubarem molho de tomate?
Gastar uma fortuna em móveis que depois vão ficar escondidos ou que você vai ficar com medo de usar e estragar não faz nenhum sentido prá mim.
Eu sou contra cúpula de abajur com plástico, capa em cadeira de jantar e plástico cobrindo tampo de madeira.
E se você pensou: “Ah, mas custou caro e tem criança em casa!”
Então a escolha não foi adequada pro seu estilo de vida, você comprou pensando num estilo de vida que gostaria de ter…Touché!
O passo #2 do Roteiro MeuEstiloDecor
Considere o seu estilo de vida é o passo #2 do Roteiro MeuEstiloDecor.
Ele anda de mãos dadas com o passo #1, Revele o seu estilo de decoração, porque os dois juntos formam o primeiro pilar do processo de decoração que é “Descubra o que VOCÊ quer”.
Descobrir o que você quer, se conhecer, é fundamental. Em qualquer área da sua vida.
Com decoração não é diferente. A única maneira de você minimizar as chances de errar é definindo o que você quer, se conhecendo, conhecendo de verdade o seu estilo pessoal e o seu estilo de vida.
Esse é o erro mais comum erro em decoração, sair comprando, pintando, trocando piso, sem saber que clima você quer a sua casa transmita e como você vai usar os ambientes.
Por isso, depois de fazer o seu moodboard é hora de pensar no seu estilo de vida.
1. Pense na sua rotina cotidiana
2. O que funciona e o que está faltando?
3. Faça um check-list por ambiente
4. Anote as atividades que você e a sua família realizam em cada ambiente e os equipamentos necessários para realizá-las (móveis, luminárias, cortinas, tapetes, almofadas, móveis de apoio, etc…)
5. Seja detalhista
Lembre-se, para você se sentir acolhida e ter conforto absoluto na sua casa a decoração também precisa ser funcional.
Agora eu quero saber: Quando você chega em casa, qual é a primeira coisa que você faz?
Você tem lugar certo prá pendurar sua bolsa e guardar as chaves e a correspondência ou fica tudo jogado sobre a mesa de jantar?
Me conta nos comentários abaixo como é a sua rotina ao chegar em casa e depois corre lá no Pinterest do MeuEstiloDecor prá ver a minha.