Se você adora fotos de Antes e Depois de decoração, já deve ter se perguntado como.
COMO criar um projeto de decoração capaz de transformar um ambiente sem graça em um espaço aconchegante e charmoso dentro do seu orçamento?
Hoje eu vou te mostrar os bastidores da criação de um projeto online de decoração pra vida real.
foto via Style by Emily Henderson
Por dentro de um projeto de decoração online
Neste post você vai ver o caso real da Ana. A Ana não mora no Brasil e me procurou porque ao se mudar, as coisas que ela tinha ficaram sem graça no aparatamento novo.
Um dos problemas é que a cor do piso de madeira do novo apartamento é igual à cor dos móveis que ela tem e adora, o que fez que ficassem meio “sumidos”.
Ela também não estava feliz com a distribuição dos móveis e sentia que faltava aconchego na sua sala de estar e jantar.
Essa é a sala da Ana. Cheia de espaço, luz natural e possibilidades…
A primeira coisa em qualquer projeto, online ou não, é conhecer o cliente.
Conhecendo o cliente
Quando você ajuda uma pessoa a decorar sua casa, você se envolve com a sua vida privada, por isso estabelecer uma relação de confiança e empatia é fundamental.
Depois de uma rápida troca de emails para tirar dúvidas sobre o serviço e a forma de pagamento, marcamos a primeira entrevista via Skype. Meu objetivo no primeiro contato é me apresentar, explicar as etapas do projeto e tirar dúvidas.
No caso da Ana a gente se deu bem logo de cara e como ela é objetiva como eu, começamos a trabalhar imediatamente.
Enviei pra ela por email o questionário de briefing e as instruções para ela tirar medidas e fotos do espaço e dos móveis que ela já tinha e queria usar.
Encontrando inspiração
Depois de conhecer o espaço e os móveis do cliente é hora de buscar inspiração.
Eu criei um painel no Pinterest e compartilhei com a Ana, assim as duas podiam incluir imagens no painel, além de ver e comentar sobre as imagens pinadas pela outra.
É nesse momento que o estilo da cliente começa a se revelar. Através das fotos eu consigo saber que tipo de materiais, formas, cores e texturas agradam mais e isso me ajuda a criar um moodboard que traduza seu estilo de decoração.
Criando a decoração
Uma vez definido o estilo de decoração da cliente, o clima que ela quer que o espaço transmita e a paleta de cores, é hora de testar os conceitos na vida real.
Isto significa criar colagens misturando as coisas que a cliente já tem com novas aquisições.
No caso da Ana ela estava em dúvida sobre usar ou não um tapete oriental de família na decoração, então apresentei 2 opções.
Definindo o layout dos móveis
Para definir a melhor posição para os móveis eu desenho a planta do ambiente em um programa chamado AutoCad e movimento os móveis maiores até encontrar uma disposição equilibrada. Depois, eu acrescento os móveis de apoio como mesinhas e estantes e acessórios como luminárias, tapetes e plantas. Veja como era e como ficou o layout da sala da Ana.
Pesquisa, pesquisa, pesquisa
Com o moodboard e a planta de layout em mãos começa a fase de garimpo.
O desafio é achar as peças certas, quer dizer nas medidas, cores e estilo certos, por um preço adequado ao orçamento da cliente. Essa á a fase mais demorada.
Quando você acha que encontrou o sofá perfeito, você descobre que ele é muito profundo para a sala estreita ou então que ele não passa pela porta de entrada do apartamento. Aí você encontra um substituto mas percebe que ele não combina com a luminária escolhida.
É um quebra-cabeças, e eu AMO quebra-cabeças, rsrsrs.
Apresentando o projeto
Mood do projeto decidido, layout dos móveis definido, escolha dos móveis e acessórios fechada é hora de apresentar o projeto final à cliente.
A idéia é animar e inspirar a cliente a tomar algumas decisões iniciais, por a mão-na-massa e começar a implementar o projeto sem enrolação.
Aqui sempre rola um friozinho na barriga antes da reunião via Skype: “Será que ela vai gostar?, Será que era isso que ela estava imaginando?”
No projeto da Ana deu tudo certo porque desde o princípio conseguimos acertar na mosca o mood, quer dizer o clima da sala.
Caderno final de projeto
Para encerrar o projeto eu entrego um Caderno Final de Projeto com toda a documentação: moodboard, visualização do ambiente, planta de layout, lista detalhada com a foto, descrição e medidas dos móveis e acessórios e indicação de fornecedores.
Assim, você pode implementar o projeto no seu ritmo de tempo e de grana.
Minha recomendação é imprimir o caderno de projeto e visitar as lojas de móveis pessoalmente. Sempre veja, experimente, toque e sinta as peças antes de comprar.
Peça orçamentos detalhados e pechinche.
Você é o cliente dos sonhos de todo vendedor, aquele que não dá trabalho porque sabe o que quer. Aproveite e peça desconto, prazo, entrega e montagem grátis, tudo que tem direito.
É claro que ajustes acontecem, algumas vezes a peça indicada no projeto está fora de estoque ou ao vivo não é tão bacana e precisa ser substituída.
A grande vantagem de ter um projeto é que ele te ajuda a manter o foco e te dá segurança para tomar decisões.
Além disso, não é porque o projeto acabou que eu vou te abandonar! A gente continua se falando por email e tirando todas as dúvidas.
A decoração na vida real