MeuEstiloDecor

Porque este ambiente funciona? (Quarto)

Neste post da série “Porque este ambiente funciona” eu vou destrinchar os motivos que fazem este quarto funcionar. É claro que você pode até não gostar do estilo mas não há como negar que a decoração está harmoniosa.

Porque este ambiente funciona?(1)

Se eu fosse descrever este espaço apenas com uma palavra ela seria “monástico”, no sentido de que me parece quase tão sóbrio quanto uma alcova de monge. E não falta quem defenda que é assim mesmo que o nosso retiro de descanso deva ser; o mais simples e livre de estímulos possível, para que nosso repouso diário seja realmente reparador.

Então vamos ver quais foram os recursos utilizados para que a decoração cumprisse sua função de equipar um quarto de dormir tranquilo sem que ficasse completamente sem graça.

Paleta de cores

Cor é estímulo sensorial, mas por outro lado contraste nenhum também deixa nosso cérebro inquieto já que ficamos sem um ponto de apoio onde nosso olhar possa se fixar e descansar. Sendo assim, a melhor saída não é banir totalmente as cores mas optar por uma paleta restrita e baseada em cores tranquilas. Foi escolhido o branco como base, usado nas paredes, pisos, teto, móveis, lençois e até na gravura na parede, cobrindo mais de 80% do ambiente. O azul, cor que acalma, foi escolhido como cor de destaque e aparece na cama, principal peça de mobiliário, ocupando visualmente de 10 a 15% do espaço. Para afirmar o azul como cor de destaque e marcar a sua escolha intencional, a tonalidade é repetida em pelo menos mais 3 lugares (quadros e livros). Uma terceira cor acobreada presente na cadeira e em alguns objetos decorativos, é responsável por quebrar a monotonia, introduzir textura e gerar interesse.

Mobiliário

Foram escolhidos móveis baixos e simples de linhas retas. Repare que as linhas do mobiliário são horizontais e como nosso cérebro entende linhas horizontais como estáticas (nosso corpo em repouso fica na horizontal, enquanto em movimento fica na vertical) é reforçada a sensação de tranquilidade e repouso.

Elementos decorativos

São eles os responsáveis por garantir que a decoração ganhe sinais de vida. A estampa étnica da colcha azul e branca, a palhinha indiana da cadeira de madeira com um tecido delicadamente apoiado sobre o assento, a estampa gráfica da gravura contrastando com a gravura religiosa e, claro, livros e flores, a maneira mais rápida de trazer aconchego e calor a qualquer ambiente. Todos este elementos trazem textura para a decoração e garantem que o quarto não se pareça com um quarto de hospital, ou de convento.

E já que estamos falando de convento, eu tenho uma confissão a fazer; eu escolhi este ambiente para o post de hoje com uma intenção bastante objetiva, TE INSPIRAR!

Você deve ter reparado que a decoração é bastante simples e portanto muito fácil de copiar, assim não tem mais desculpa para continuar com aquele quarto sem graça…

Então escreve prá mim nos comentários abaixo como você pode mudar o seu quarto esta semana usando o que aprendeu neste post. Beijo grande e divirta-se!

Palavras-Chaves

Compartilhe essa Publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *