Neste post da série “Porque este ambiente funciona” eu vou destrinchar os motivos que fazem este quarto funcionar. É claro que você pode até não gostar do estilo mas não há como negar que a decoração está harmoniosa.
Se eu fosse descrever este espaço apenas com uma palavra ela seria “monástico”, no sentido de que me parece quase tão sóbrio quanto uma alcova de monge. E não falta quem defenda que é assim mesmo que o nosso retiro de descanso deva ser; o mais simples e livre de estímulos possível, para que nosso repouso diário seja realmente reparador.
Então vamos ver quais foram os recursos utilizados para que a decoração cumprisse sua função de equipar um quarto de dormir tranquilo sem que ficasse completamente sem graça.
Paleta de cores
Cor é estímulo sensorial, mas por outro lado contraste nenhum também deixa nosso cérebro inquieto já que ficamos sem um ponto de apoio onde nosso olhar possa se fixar e descansar. Sendo assim, a melhor saída não é banir totalmente as cores mas optar por uma paleta restrita e baseada em cores tranquilas. Foi escolhido o branco como base, usado nas paredes, pisos, teto, móveis, lençois e até na gravura na parede, cobrindo mais de 80% do ambiente. O azul, cor que acalma, foi escolhido como cor de destaque e aparece na cama, principal peça de mobiliário, ocupando visualmente de 10 a 15% do espaço. Para afirmar o azul como cor de destaque e marcar a sua escolha intencional, a tonalidade é repetida em pelo menos mais 3 lugares (quadros e livros). Uma terceira cor acobreada presente na cadeira e em alguns objetos decorativos, é responsável por quebrar a monotonia, introduzir textura e gerar interesse.
Mobiliário
Foram escolhidos móveis baixos e simples de linhas retas. Repare que as linhas do mobiliário são horizontais e como nosso cérebro entende linhas horizontais como estáticas (nosso corpo em repouso fica na horizontal, enquanto em movimento fica na vertical) é reforçada a sensação de tranquilidade e repouso.
Elementos decorativos
São eles os responsáveis por garantir que a decoração ganhe sinais de vida. A estampa étnica da colcha azul e branca, a palhinha indiana da cadeira de madeira com um tecido delicadamente apoiado sobre o assento, a estampa gráfica da gravura contrastando com a gravura religiosa e, claro, livros e flores, a maneira mais rápida de trazer aconchego e calor a qualquer ambiente. Todos este elementos trazem textura para a decoração e garantem que o quarto não se pareça com um quarto de hospital, ou de convento.
E já que estamos falando de convento, eu tenho uma confissão a fazer; eu escolhi este ambiente para o post de hoje com uma intenção bastante objetiva, TE INSPIRAR!
Você deve ter reparado que a decoração é bastante simples e portanto muito fácil de copiar, assim não tem mais desculpa para continuar com aquele quarto sem graça…
Então escreve prá mim nos comentários abaixo como você pode mudar o seu quarto esta semana usando o que aprendeu neste post. Beijo grande e divirta-se!