Decoração pra Vida Real

Meu negócio é te ensinar tudo que sei sobre decoração sem segredos

e te ajudar a decorar sua casa sem enrolação.

Baixe grátis o guia "Arrume sua estante como um designer"

Porque este ambiente funciona? (Jantar)

Eu adoro este exercício de dissecar um ambiente que me agrada e tentar explicar o que exatamente me agrada. Eu até já fiz um outro post analisando um ambiente porque eu achei que tinha um layout perfeito para apartamentos pequenos.

Neste ambiente o que me chamou a atenção não foi o layout, mas as misturas! Eu demorei um pouco para decidir se gostava ou não dele já que é um pouquinho confuso mas a resposta é SIM, eu gostei, muito! Eu adoro um ambiente eclético, cheio de referências e minimalismo não é muito a minha praia, eu aprecio esteticamente, mas a minha casa está longe de ser minimalista…

E como eu tenho recebido muitos emails pedindo para ensinar como misturar; cores, estampas, estilos, quando vi este ambiente no Pinterest, achei que vinha a calhar. Então vamos ver porque este ambiente funciona!

Sala de jantar ecletica

Tem muita coisa acontecendo no espaço, que não é muito grande, mas uma coisa que evita que ele pareça claustrofóbico é que o piso é claro, as paredes foram mantidas brancas e a entrada de luz natural é incrível.

Outro ponto que evitou que a mistura dos móveis ficasse pesada foi a escolha de peças com desenho “sequinho”. Quer dizer, tirando a mesa de madeira que tem as pernas grossas e torneadas, os demais móveis tem linhas delgadas, como o aparador com pernas de metal finíssimas, e desenho vazado, como as cadeiras sem estofamento. A única cadeira que não é vazada, a Panton vermelha tem a seu favor a superfície reflexiva.

Para aquecer o ambiente e introduzir textura, foi escolhido o patchwork de tapetes. E para incluir sinais de vida, optou-se por deixar utensílios como copos e garrafas a mostra, sempre de vidro translúcido para não pesar, fazer uma bela composição de quadros na parede sobre o aparador e, claro, incluir um vaso com flores.

São muitos elementos: 6 cadeiras de design diferente, mesa antiga de madeira, patchwork de tapete, quadros com temas variados. Porque a mistura é tão harmoniosa?

Simples! Repare que todos os elementos seguem uma paleta restrita de cores: vermelho + uma família de verdes e azuis, como o turquesa da cadeira e dos quadros, o azul mais fechado dos tapetes e do retrato do casal e um verde mais aberto para dar energia, presente em uma das cadeiras, na pera decorativa sobre a mesa, na pintura abstrata e na folhagem do vaso.

A paleta além de ser restrita a poucas cores, foi usada de maneira inteligente: apenas algumas peças receberam cor, só 3 cadeiras são coloridas. Os móveis maiores foram mantidos neutros, como o aparador e a mesa de apoio com a escultura de neon que tem um acabamento preto, mesmo acabamento das molduras dos quadros, para dar unidade ao conjunto.

E você, gosta de ambientes cheios de misturas? Escreva contando em qual ambiente da sua casa você gostaria de experimentar uma mistura diferente!

Sorry, comments are closed for this post.

Assine o Canal MeuEstiloDecor e receba as novidades: