Decoração pra Vida Real

Meu negócio é te ensinar tudo que sei sobre decoração sem segredos

e te ajudar a decorar sua casa sem enrolação.

Baixe grátis o guia "Arrume sua estante como um designer"

Como arrumar os móveis em uma sala que é passagem?

A Marilena mora numa casa confortável e ama sua casinha mas acha que a sala de visitas, que é passagem para quem entra chegar aos outros ambientes, podia ser mais convidativa.

Ela está cheia de dúvidas: Como arrumar os móveis na sala? Como introduzir uma cor na paleta neutra e deixar a sala mais aconchegante?

Bora lá Marilena, que com pequenas mudanças a gente resolve tudo.como-arrumar-moveis-sala-passagem-antes

Como arrumar os móveis em uma sala que é passagem?

Oi Simone, desde jovem sempre gostei de arrumar minha casa do meu jeito mas confesso que desde que passei a te seguir nos e-mails, ficou muito melhor, pois te acho incrível e gosto demais de suas idéias e conceitos sobre decoração!

Aqui em casa somos só eu e meu marido, então a sala é mais de passagem mesmo rs. só gostaria de deixar agradável para quem entrar por ela. Colocar um pouco de cor, mudar o tapete, socorro menina, só você pra me colorir rs

Resposta

Marilena, que bom que você segue, curte e USA o MeuEstiloDecor. A minha idéia é que o site seja mesmo um guia mão na massa pra ajudar você a navegar pelo universo da decoração sem medo e sem segredos.

Na sua sala, você tem uma boa base neutra para começar a decoração. Faltam apenas alguns elementos simples, mas fundamentais para transformá-la no espaço aconchegante que você deseja.

1. Layout dos móveis
A maneira como posicionamos os móveis em um espaço influencia a sensação de proximidade e aconchego.

A sua sala é passagem, e deve ser assumida como tal, mas é também um espaço de estar e convivência, e hoje o layout dos móveis não reflete isso.

O sofá de frente para a parede não anima as pessoas a se sentarem e as cadeiras de lado para o sofá não estimulam o bate-papo.

Outro ponto é que quem entra na casa dá de cara com a lateral do sofá. É um volume bloqueando o fluxo natural e passando a mensagem de dificuldade, de obstáculo a ser superado.

Minha sugestão é:
– inverter a posição do sofá, encostando-o na parede oposta a que ele está hoje.
– o aparador, que hoje é um móvel sem função, deve ser colocado em frente à janela e usado como um “hall de entrada”, apoiando uma bandeja para receber correspondência, chaves e quem sabe um bar.
– as 2 cadeiras que hoje estão meio perdidas, ficariam de frente para o sofá criando uma área de bate-papo agradável.
– a mesa de centro é descartada para não atrapalhar a circulação principal da casa e mesinhas de apoio menores são introduzidas ao lado do sofá e entre as 2 cadeiras.como-arrumar-moveis-sala-passagem-planta

2. Cor
Definitivamente sua sala precisa de alguns pontos de cor para quebrar a monotonia dos tons neutros.

Como você mencionou que gostaria de trocar o tapete eu sugiro um tapete vermelho. Pode ser um kilim todo vermelho, um tapete oriental mais tradicional e até um listrado predominantemente vermelho.

O vermelho vai aquecer o espaço e trazer energia, mantendo o decor elegante. Algumas almofadas e um quadro com detalhes vermelhos vão “amarrar” a paleta de cores.

3. Iluminação
Iluminação é quesito fundamental para a sensação de aconchego.

Uma iluminação chapada, vinda de cima não cria nuances ou profundidade e deixa tudo mais frio e sem graça.

Você não pode continuar vivendo só com o ponto de luz do teto!

Inclua mais 2 ou 3 pontos de luz pelo ambiente: uma luminária de mesa sobre o aparador e sobre a mesa lateral ao sofá e uma luminária de piso do outro lado do sofá.como-arrumar-moveis-sala-passagem-layout

4. Texturas
As texturas são responsáveis por criar variedade, interesse e aconchego nos espaços.

Sua sala hoje não tem variedade; as superfícies são todas muito lisas e reflexivas, os tecidos usam as mesmas tramas também muito lisas, falta um pouco de rusticidade.

Você precisa introduzir novos materiais com acabamentos variados como ferro, madeira de demolição, couro, etc.

Por isso no layout que eu criei, a mesinha de apoio entre as cadeiras é de ferro rústico, a mesa lateral ao sofá de madeira de demolição, o pufe de couro, a luminária de piso de fibra natural, sacou?

Ah, e uma plantinha é fundamental. Um vasinho sobre o aparador já resolve, viu?

Espero que você goste das sugestões e mande fotos do depois pra matar minha curiosidade. Divirta-se!

2 Respostas para Como arrumar os móveis em uma sala que é passagem?

  1. Simone minha gracinha, com certeza vou me divertir e curtir muito! Gostei das sugestões e vou aproveitar todas, e depois mando as fotos! Valeu menina, grande beijo.

Assine o Canal MeuEstiloDecor e receba as novidades: