MeuEstiloDecor

O que te atrai para um ambiente?

Quando a gente entra em uma casa pela primeira vez, logo bate aquela sensação: “fria” ou “aconchegante”. Pelo menos comigo é assim.

Antes mesmo de eu entender se eu gosto ou não do estilo da decoração, meu instinto já me disse se eu me sinto confortável, leva segundos para eu me sentir acolhida e ficar morrendo de vontade de sentar no sofá e ser convidada para um cafezinho ou começar a pensar na lista de outras coisas que eu tenho para fazer…

Muitas vezes, dentro de uma mesma casa, há ambientes aconchegantes que atraem as pessoas e outros nem tanto. Quem nunca foi a uma festa onde ficou tudo mundo espremido na cozinha enquanto a sala ficava vazia?

Mas o que é afinal que faz com que a gente se sinta atraída para um ambiente?

Bem, um conjunto de coisas: uma paleta de cores harmoniosa, um layout de mobiliário equilibrado, uma iluminação esperta, sinais de vida e – tchan, tchan, tchan, tchaaaaan – o balanço entre “maciez” e “rigidez”.

Você deve estar pensando: Lá vem a Simone com esse papo de texturas outra vez! Ok, eu admito que sou obcecada pelo tema, mas brincar com as texturas adiciona camadas à decoração e quanto mais camadas houver, mais interessante será o ambiente. Então aguenta firme e me acompanha no exemplo!

maciez x rigidez

Mobiliário de material rígido, como metal, madeira, vidro, acrílico e até mesmo um estofado “sequinho” dá uma pegada contemporânea, urbana e masculina aos ambientes enquanto mobiliário predominantemente estofado, com muitos fru-frus ou de materiais naturais muito trabalhados, como madeira entalhada ou fibra trançada, dá uma atmosfera mais campestre, romântica e feminina aos ambientes.

Estes recursos podem e devem ser usados a favor da decoração, para a criação da atmosfera e do estilo desejados, a questão aqui é o balanço, o equilíbrio. É claro que alguns ambientes como quartos e salas de TV podem se beneficiar de maior maciez enquanto home-offices e salas de jantar mais formais podem ser um pouco mais rígidos, mas acho que na comparação acima fica claro o que pode acontecer quando erramos na mão para um lado ou para o outro…

Agora vamos ver um espaço em que maciez e rigidez estão em harmonia.

maciez e rigidez

Aqui, estofados, tapetes, mantas e almofadas convivem em sintonia com móveis de madeira, metal e pedra de linhas retas e desenho limpo. A rigidez do espaço de pé-direito alto e pegada industrial é quebrada pela suavidade de livros e plantas.

Agora é a sua vez: tire uma foto da sua sala, anote no seu caderninho os elementos rígidos e macios e depois me conta se você acha que está equilibrado.

Palavras-Chaves

Compartilhe essa Publicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Está com alguma dúvida?