Decoração pra Vida Real

Meu negócio é te ensinar tudo que sei sobre decoração sem segredos

e te ajudar a decorar sua casa sem enrolação.

Baixe grátis o guia "Arrume sua estante como um designer"

Para uma casa aconchegante combine cor, iluminação e textura

Todo mundo quer uma casa aconchegante. Dãaa. Isso você já sabe.

O que você não sabe, mas vai aprender, é como combinar cor, iluminação e textura para deixar a sua casa aconchegante.

3-ingredientes-casa-aconchegantefoto via pinterest.com

O passo #5 do roteiro MeuEstiloDecor – Deixar a casa aconchegante

Acrescentar cor, iluminação e textura é o passo #5 do Roteiro MeuEstiloDecor

Muita gente acredita que decorar é escolher as cores das paredes e das almofadas e não entende porque continua com aquela sensação de que “está faltando alguma coisa” quando termina a pintura e coloca os móveis no lugar.

Isso acontece porque a cor sozinha não é capaz de traduzir a sensação de aconchego e acolhimento que tanto queremos na nossa casa.

A textura, quer dizer a aparência de um material ou superfície (liso ou rugoso, macio ou áspero, opaco ou brilhante), combinada à iluminação são os outros 2 ingredientes fundamentais para uma casa aconchegante.

Ingrediente #1 – Cor

A escolha das cores é o maior motivo de insegurança na hora de decorar, e é compreensível que seja assim. Não há nada mais pessoal e subjetivo do que o gosto pelas cores.

As cores tem personalidade e injetam vida e individualidade nos ambientes. Elas tem o poder de acalmar, energizar, motivar e inspirar. Uma decoração bem sucedida sempre se apoia em um esquema de cores bem definido e consistente.

Mas afinal, quantas cores você deve usar na sua decoração?

3-ingredientes-casa-aconchegante-cor

Criar um ambiente harmonioso usando muitas cores diferentes ao mesmo tempo é bastante difícil, até para um profissional.

Restringir a sua paleta a 3 cores vai reduzir o risco do ambiente parecer agitado e confuso.

Existem diversas formas de escolher as cores que vão compor a sua decoração, neste post eu te ensino 4 maneiras diferentes de você eleger a sua paleta de cores.

Ingrediente #2 – Iluminação

A luz tem o poder de transformar e embelezar tudo!

As construções onde vivemos, casas ou apartamentos, novos ou antigos, geralmente tem um único ponto de luz central no teto de cada ambiente. Esta luz chapada, vinda de cima, não contribui em nada para a criação de uma atmosfera acolhedora.

Use luminárias de piso e de mesa espalhadas pelo ambiente ao lado de sofás e poltronas e sobre aparadores e mesas de apoio. Quando você usa várias fontes de luz, seu espaço ganha profundidade e as texturas são destacadas deixando tudo mais aconchegante.

3-ingredientes-casa-aconchegante-iluminacao

Substitua as lâmpadas de luz “branca” por outras de temperatura de cor mais quente (2.700 K) e, se puder, instale dimers para controlar a intensidade dos pontos de luz.

E não se esqueça da luz de velas, capaz de transformar qualquer ambiente em um passe de mágica.

Ingrediente #3 – Textura

O uso das texturas é fundamental para criar interesse e variedade. Sem elas os ambientes ficam frios, pouco convidativos e entediantes.

Ninguém quer viver em uma casa entediante! Você quer se sentir e quer que as pessoas se sintam acolhidas na sua casa, que tenham vontade de ficar mais um pouquinho.

Procure usar diferentes tecidos com estampas e tramas variadas no seu espaço, dê preferência aos tecidos naturais que tem toque mais agradável como por exemplo, linho, seda, algodão, lã, lona, sarja peletizada entre outros.

3-ingredientes-casa-aconchegante-textura

Apesar dos tecidos serem a maneira mais rápida de adicionar textura a um ambiente eles não são o único recursos, outras ideias são:

  • combinar persianas com cortinas de tecido nas janelas,
  • usar tapetes,
  • misturar superfícies de madeira, cerâmica, metal, vidro, espelho e outros revestimentos em pisos, paredes e móveis,
  • usar papel de parede,
  • incluir plantas e flores na decoração.

A sobreposição destas camadas é o que vai fazer a diferença entre você viver em um espaço sem graça ou em um espaço charmoso e irresistível.

Tá convencida?

Sorry, comments are closed for this post.

Assine o Canal MeuEstiloDecor e receba as novidades: