Conjuntinho é chato, já falei.
Mas se você usar estes 3 princípios simples do design, logo logo estará combinando mesa e cadeiras de jantar como um profissional.
(Des) Combinando mesa e cadeiras de jantar como um designer
Um ambiente todo combinandinho, onde os móveis são todos do mesmo conjunto, as cores da mesma família, os acabamentos do mesmo material, é um ambiente sem personalidade.
Para criar interesse visual e fazer as pessoas se sentirem acolhidas, misture!
O segredo para acertar nas misturas é usar estes 3 princípios simples do design:
1. Contraste – Opostos se atraem
O contraste de cores, formas, texturas e estilos cria interesse e a sensação de aconchego.
Pense claro x escuro, formas orgânicas x linhas retas, fosco x brilhante, simples x elaborado, leve x pesado, duro x macio, etc.
Por exemplo: mesa de madeira rústica (pesada, fosca, rugosa) + cadeiras de acrílico transparente (leves, reflexivas, lisas)
2. Unidade – Domando o caos
As cores podem ser usadas para criar a idéia de conjunto ou unidade.
Por exemplo: uma mesa com cadeiras de modelos diferentes da mesma cor funciona por que a cor unifica o conjunto.
Da mesma forma uma mesa com cadeiras iguais, todas do mesmo modelo pode ficar sem graça mas se cada cadeira tiver uma cor diferente, o conjunto fica interessante por causa da variedade introduzida pelas cores.
3. Repetição – Variedade com consistência
A repetição de algum elemento visual, que pode ser uma cor, uma estampa ou um material, ajuda a organizar nosso olhar e fortalecer a unidade.
Por exemplo: mesa + mix de cadeiras de modelos diferentes mas da mesma cor e material.
Agora, se você prefere não se arriscar, eu te mostro 5 combinações que sempre funcionam. É só escolher a que tem a ver com o seu estilo e se jogar.
A sua casa vai ser única, uma expressão da sua personalidade e não um espaço saído de um catálogo de loja.
Respostas de 3
Adoro estilo despojado.
Percebo que o que dá harmonia ao conjunto mesa / cadeira ? é manter as cadeiras com a mesma altura a pesar das diferentes formas, cores e texturas!!! Certo mestra?
Perfeito Kika. A “escala” também é importante, quer dizer a proporção entre as cadeiras. Claro que sempre dá pra brincar com as proporções e escolher cadeiras grandonas para as cabeceiras por exemplo. Dá um efeito dramático e teatral ao decor. <3 <3 <3