Se você está lendo este post das duas uma: Ou você e o seu amor tem estilos de decoração totalmente diferentes ou o seu amor não está nem aí para a decoração. Até você decidir tudo sozinha e as reclamações começarem, claro.
Como o meu negócio é decoração e decoração é amor, eu vou te mostrar como decorar a 2 sem brigas. Pode me chamar de Simoninha paz e amor.
Como decorar a dois sem brigas
1. Procure pelo “estilo de decoração do casal”
É claro que o seu estilo é beeeem mais bacana que o do seu amor, eu nem vou discutir isso ? mas não se esqueça que as casas mais aconchegantes são aquelas que misturam diversos estilos criando camadas na decoração. Nessas casas, os estilos são combinados para contar a história e refletir a personalidade de seus moradores.
Esqueça os estilos por um momento e sente com seu amor por 30 minutos (marque no relógio se quiser) para discutirem que sensações vocês querem que a sua casa transmita, quer dizer COMO vocês querem se sentir em casa. Anotem as sensações separadamente e depois escolham 3 ou 4 sensações em comum. Use palavras como: alegria, aconchego, tranquilidade, descontração, diversão, luxo, relaxamento, energia, etc.
2. Comunique-se visualmente
Nomes como provençal, escandinavo, industrial, clássico não significam nada pra quem não é viciado em decoração como você. Esqueça um pouco os nomes que o mercado dá para os estilos de decoração.
Selecione imagens de ambientes que transmitam as 3 ou 4 sensações que você escolheram juntos e peça para o seu amor apontar sua favorita.
Nessa hora o Pinterest é seu amigo. Abra uma pasta Nosso Estilo e comece a colecionar as imagens. Quem sabe ele não se anima e começa a pinar também?
No Pinterest do MeuEstiloDecor você pode ver o Meu Quadro de Estilo e se começar a me seguir eu prometo que nunca vou te deixar sem inspiração.
3. Explique-se
Ao invés de despejar o caminhão de melancia na pessoa que acabou de chegar em casa do trabalho e só pensa em tomar um banho e jantar, espere pelo momento certo, abra o Pinterest e explique porque você gostou dos ambientes. Seja objetiva e use fatos como: o sofá é confortável, prefiro este tapete porque é lavável, essa mesa multi-funcional é perfeita para receber e trabalhar ou eu gosto desta estampa de papel de parede porque é alegre e eu curto madeira de demolição porque me lembra da fazenda do vovô.
4. Concordem sobre o básico
Decidam quais são as prioridades de cada um, aquilo que vocês não abrem mão. Pode ser que a sua cor favorita seja amarelo e você não abra mão de usá-la na decoração. Pode ser que seu amor seja viciado em video-game e não abra mão de uma TV gigante.
Concordem sobre o básico:
– a paleta de cores da decoração,
– se as paredes serão neutras ou coloridas,
– o estilo dos móveis principais como sofás e mesas de jantar,
– se a TV fica ou não na sala e
– se a decoração vai seguir uma tendência maximalista ou minimalista.
E cumpram o acordo.
5. Façam compras juntos
Provavelmente vocês dois tem peças de moradas anteriores que gostariam de manter porque tem um significado importante. Isso é fundamental para trazer um pouco da história e da personalidade de cada um para a nova casa, mas o que vai amarrar a decoração são as peças que definem o “estilo do casal”.
Escolham e comprem juntos algumas peças que vocês 2 amem, pode ser um tapete, uma luminária poderosa ou um quadro bacana. Transformem a tarefa em um programa diferente e divertido visitando feiras de antiguidade e coletivos de arte.
Mas atenção, só saiam às compras sabendo o que estão buscando. Não há programinha de casal que sobreviva à horas de bateção de perna sem sentido.
6. Seja tolerante e mantenha a mente aberta
Se você não gosta de uma ideia do seu parceiro, é melhor falar “eu não gosto” ou “eu tinha outros planos” do que detonar a ideia em si, dizer que é cafona, nada a ver, etc., mas não feche totalmente a questão, veja se há algo da ideia que pode ser aproveitada. É melhor dizer “não gosto deste estilo de sofá mas a cor é bacana” do que “esse sofá nem pensar” e comprar uma briga. Também ajuda pesquisar alternativas para mostrar ao seu parceiro quando for dizer um não definitivo.
No final, os 2 vão sentir que ganharam alguma coisa e que vivem em uma casa que pertence ao casal. Isso vai fortalecer a relação de vocês ainda mais. E isso não tem preço.
Agora, se você tentar tudo isso e perceber que a decoração não sai do lugar por total falta de interesse do seu amor, me manda um email em [email protected].
Por R$197 você agenda 1 hora de coaching ao vivo comigo via Skype e eu te ajudo a descobrir o estilo de decoração do casal e desempacar a decoração da sua casa.