Decoração pra Vida Real

Meu negócio é te ensinar tudo que sei sobre decoração sem segredos

e te ajudar a decorar sua casa sem enrolação.

Baixe grátis o guia "Arrume sua estante como um designer"

Como distribuir móveis em casa

Primeiro a má notícia. Não existe uma fórmula mágica para distribuir móveis em casa que funcione para qualquer tipo de ambiente.

como-distribuir-moveis-em-casa

foto via thenletitbe.tumblr.com

A boa notícia é que existem alguns princípios que sempre funcionam e você não precisa ser um designer experiente para aplicá-los na sua casa. Só precisa de bom senso, trena, lápis e papel quadriculado.

Como distribuir móveis em casa – O passo #4 do roteiro MeuEstiloDecor

A maneira como os móveis são distribuidos em um ambiente é chamada pelos designers de interiores de layout e desenhar o layout do seu espaço é o passo #4 do Roteiro MeuEstiloDecor.

A distribuição dos móveis deve ser pensada para garantir o melhor aproveitamento possível do espaço e a sua “fluidez”, quer dizer, a forma como nos movimentamos através dele, a sua circulação.

Um bom layout atende a 3 princípios básicos:

  1. Ele funciona para o seu estilo de vida.
    Quer dizer, ele é funcional e prático para o seu dia-a-dia, para a maneira como você usa o espaço.
  2. Ele proporciona uma boa circulação.
    Ou seja, o ambiente tem fácil acesso, sem zig-zags, obstáculos ou canelas roxas. O ideal é poder acessar os grupos de móveis por vários lados para criar várias “rotas” dentro de seu espaço.
  3. Ele valoriza os pontos fortes do seu espaço.
    Como uma janela com vista, por exemplo. Mas se o seu espaço não tem nenhum atrativo especial, nada de pânico. Crie um! Escolha uma parede para ser o ponto focal do ambiente e deixe a criatividade rolar. Você pode usar tinta, papel de parede, uma combinação de quadros e posters, prateleiras expondo seus tesouros particulares. O Pinterest do MeuEstiloDecor tá cheio de idéias.

como-distribuir-moveis-em-casa-exemplo

O objetivo é chegar a uma composição que você sinta que está equilibrada. Eu sei que parece meio esotérico mas confie nos seus instintos. Teste várias alternativas até encontrar um layout em que você se sinta acolhida e confortável.

Mover fisicamente os móveis pelo espaço funciona, mas eu gosto de testar minhas opções no papel antes. Assim eu elimino de cara aberrações como posicionar o sofá de costas para a entrada principal ou colar todos os móveis nas paredes deixando um buraco no meio, mais conhecido como “efeito rosquinha”‘.

como-distribuir-moveis-em-casa-erros

Como desenhar o seu espaço

  1. Em um papel quadriculado, faça um croqui da planta baixa do ambiente seguindo uma escala, por exemplo; 3 quadradinhos é igual a 1 metro.
  2. Meça as distâncias entre paredes, tamanho de portas e janelas e anote tudo na planta.
  3. Usando outro papel quadriculado, desenhe os móveis usando a mesma escala e recorte.
  4. Movimente os móveis sobre a planta até achar um layout que te agrade e tire uma foto. Tente outra distribuição. Fotografe. Repita até ficar feliz.
  5. Teste o layout que você mais gostou na “vida real”, arrastando os móveis para a posição. Sente, circule, tente alcançar um copo na mesa de centro. USE o espaço.

como-distribuir-moveis-em-casa-planta

Sempre posicione primeiro as peças maiores como sofás e mesas de jantar, depois arranje os móveis de apoio ao seu redor. Lembre-se que você acabou de fazer um inventário das coisas que você tem, agora é a hora de ver o que pode ser aproveitado, o que cabe no espaço, o que tem a ver com o seu estilo, etc.

Nunca, nunquinha perca de vista que…

“Decoração não tem nada a ver com criar cenários ou tirar fotos bonitas para revistas, tem a ver com criar uma qualidade de vida, uma beleza que alimenta a alma. – Albert Hadley”

E não existe qualidade de vida e conforto em casa sem um bom layout.

4 Respostas para Como distribuir móveis em casa

  1. Tenho que costruir 2 comados e 1 banheiro em uma aria de 2.50 de largura por 5 de comprimento meu desaficio e onde vou coloca o banheiro e escada interna obg socorro algue.

    • Oi Michelle, o profissional indicado para te ajudar é um arquiteto ou engenheiro. Só eles podem construir com segurança. Beijo e obrigada por seguir o MeuEstiloDecor.

  2. Olá bom dia gostaria de uma idéia para decorar quarto solteiro 2 meninas sendo 1 de 19 anos outra de 8 anos, guarda roupa cômoda e vários brinquedos

    • Olá Elaine, eu respondo às perguntas de leitores na primeira 6a-feira de cada mês. Sua resposta será publicada no blog na sessão Pergunte-me no dia 01 de abril. E não é mentira viu? Beijo e obrigada por acompanhar o MeuEstiloDecor.

Assine o Canal MeuEstiloDecor e receba as novidades: