Decoração pra Vida Real

Meu negócio é te ensinar tudo que sei sobre decoração sem segredos

e te ajudar a decorar sua casa sem enrolação.

Baixe grátis o guia "Arrume sua estante como um designer"

Como escolher mesa de jantar

Minha comadre queria mudar a sala de jantar e me ligou perguntando se eu já tinha escrito no blog sobre como escolher mesa de jantar.

Não tinha.

Como não??????

Tanta dúvida: formato, tamanho, materiais, com pés, base central?como-escolher-mesa-jantar

Como escolher mesa de jantar

Se eu pudesse dar só 1 conselho pra quem quer mudar a mesa de jantar seria este:

Escolha uma mesa de jantar que funcione para o seu estilo de vida HOJE e não para um estilo de vida que você gostaria de ter.

Você não precisa de uma mesa para 8 lugares se nunca recebe ninguém, sacou?

Siga estes passos para não errar na hora de escolher sua mesa de jantar:

1. Aceite o seu espaço
Se seu espaço é pequeno, abrace isso e prefira criar um cantinho aconchegante ao invés de tentar espremer nele uma mesa grande.

Use um pendente baixo sobre a mesa ou uma luminária de piso e almofadas para acentuar o caráter de cantinho íntimo.

2. Use o que você já tem
Antes de sacar o cartão de crédito, pergunte-se: Precisa mesmo trocar a mesa? Se trocar só as cadeiras, ou algumas cadeiras não resolve?

Lembre-se, mesas de jantar são móveis caros e ficam sempre meio escondidas pelas cadeiras. Muitas vezes trocar as cadeiras por modelos mais charmosos já muda a cara da decoração.

Sem contar que as cadeiras podem cumprir dupla função, servindo como assento na área de estar.onde-gastar-onde-economizar-decoracao-img1

3. Decida qual formato é o mais adequado ao seu espaço
Se você decidiu que a mesa deve mesmo ser substituída, o primeiro passo é determinar qual é o formato mais adequado ao seu espaço.

Retangular
A mesa retangular é o tipo mais comum e mais usado. Também é o melhor formato quando se precisa acomodar mais do que 4 pessoas.
Uma mesa retangular funciona melhor se o seu espaço também tem este formato.

Redonda
Uma mesa redonda funciona bem em ambientes pequenos e espaços com formato quadrado.
A mesa redonda cria um ambiente mais aconchegante e intimista e aproxima as pessoas, por isso é o melhor formato para um grupo pequeno (até 6 pessoas).
Uma mesa redonda muito grande, contudo, coloca uma distância muito grande entre as pessoas e dificulta na hora de se servir.

Quadrada
A mesa quadrada, em moda recentemente por ser visualmente bonita, acomoda 8 pessoas mas só funciona em espaços generosos.
Para 4 pessoas, uma mesa redonda funciona melhor.

Oval
A mesa oval é muito similar à mesa retangular mas ocupa menos espaço por causa dos cantos arredondados.

Na mesa oval, assim como no modelo redondo, fica fácil puxar uma cadeira e acomodar mais um convidado quando necessário.como-escolher-mesa-jantar-formas

4. Defina o tamanho da mesa considerando o conforto

Fazer as refeições espremida, batendo cotovelos com o vizinho ou esmagada entre a mesa e a parede ninguém merece, certo?

Considere que uma pessoa ocupa 60 a 75 cm quando sentada à mesa.

Mesas redondas com tampos de 100 a 120cm de diâmetro são a melhor pedida para pequenos espaços e acomodam de 4 a 6 pessoas.

Uma mesa retangular pequena de 80×120 a 140cm também acomoda 6 pessoas mas precisa de um espaço maior de circulação ao seu redor.

Antes de comprar sua mesa, meça seu espaço. Assim:

  • Recorte pedaços de jornal do tamanho da mesa que você considera comprar e posicione no chão na área de jantar.
  • Deixe de 70 a 90cm livres (90cm é o ideal, menos de 70cm nada recomendável) entre a mesa e outros móveis (como aparadores e buffets) e paredes.
  • Se a mesa ficar ao lado de uma passagem, o ideal é deixar no mínimo 100cm livres para permitir que uma pessoa passe confortavelmente enquanto outra estiver sentada.
  • Meça também o espaço ocupado pela cadeiras para ter certeza que o modelo que você escolheu não é muito volumoso para a mesa. Prefira economizar espaço com cadeiras “sequinhas” ou usando um banco de um dos lados da mesa.

5. Escolha o design
O design da mesa deve ser escolhido levando em consideração o design das cadeiras. Coloque a mesa ao lado das cadeiras antes de comprar para ter certeza que a combinação é harmônica.

A sacada é deixar o look conjuntinho pra lá, escolher 2 modelos diferentes de cadeira de jantar, sendo 1 com braços. Assim, estas cadeiras poderão ser levadas para a sala de estar e posicionadas em frente ao sofá para criar uma área de bate-papo charmosa quando você estiver recebendo amigos.
Se você optar por cadeiras diferentes, a mesa de jantar pode ser um modelo simples sem muito rococó.

Vem ver como misturar mesa e cadeiras de modelos diferentes como um designer.

como-escolher-mesa-jantar-design

Última dica: Priorize o conforto sempre.

Escolha cadeiras lindas mas que deixem você e seus convidados totalmente confortáveis para aqueles longos almoços de domingo.

Verifique a altura dos assentos para que ninguém bata os joelhos no tampo da mesa ou fique com o tampo pelo pescoço ao sentar-se. Na média 45cm é uma boa altura de assento para um tampo de 75cm de altura.

Certifique-se que ninguém será incomodado pelos pés da mesa. Em espaços pequenos uma mesa com pé central é mais confortável do que outra com 4 apoios.

A mesa de jantar certa pode ser o detalhe que faltava para você finalmente se tornar a grande anfitriã que sempre sonhou. Pronta para receber os elogios?

4 Respostas para Como escolher mesa de jantar

  1. Melhor blog de decoração que já vi. Parabéns! Conteúdo realmente relevante e que traz soluções de forma simples e didática.

    • Ai ai Flavia, como é bom saber que o trabalho que a gente ama fazer ajuda as pessoas de verdade! Obrigada por me deixar saber…Ah, eu também adoro café. Beijo grande querida.

Assine o Canal MeuEstiloDecor e receba as novidades: