Decoração pra Vida Real

Meu negócio é te ensinar tudo que sei sobre decoração sem segredos

e te ajudar a decorar sua casa sem enrolação.

Baixe grátis o guia "Arrume sua estante como um designer"

Como escolher tapete para a sala

A Greziella tá em dúvida: Como escolher tapete para minha sala?

Meu sofá é 2m, suede bege, a parede por trás dele é azul escuridão suvinil de 2,5m e meu piso é granilite acinzentado claro. Não sei o tamanho, cor, se liso ou estampado, se uma cor só ou colorido, tô perdida.

Oi Greziella, essa dúvida do tapete tira o sono de muita gente porque são muitas variáveis pra considerar então, vamos por partes:

Como escolher tapete para a sala

Tamanho
O ideal é que o tapete seja mais largo que o sofá para ficar sobrando um pouco de cada lado.

Outro ponto que você precisa considerar é que o mercado trabalha com medidas padrão e fazer um tapete sob medida para o seu espaço fica muito caro. As medidas mais comuns são 150x200cm, 200x250cm, 200x300cm e 250x350cm.

Como seu sofá tem 200cm de largura o ideal é que o tapete tenha 250cm.

Cor
Como você escolheu uma cor intensa para a parede e um sofá neutro, você pode escolher entre 2 estratégias de cor:

  1. Se você quer uma atmosfera mais sóbria e elegante, use cores neutras ou outras tonalidades de azultapete classicotapete monocromatico
  2. Se você quer uma atmosfera mais vibrante e alegre, use cores que contrastem com o azultapete color block

Qualquer que seja a sua decisão, procure escolher uma tonalidade para o tapete que seja mais escura do que o sofá para que ele possa se destacar.

Estampa
Se a sua estratégia de cores for uma paleta neutra ou monocromática, então você pode brincar à vontade com as estampas, que funcionarão como mais uma camada de textura evitando que a sala fique sem graça.

Agora se você optou por usar cores de contraste é hora de pensar de novo em que clima você quer pra sua sala:

  1. Se você quer que a sua sala fique com uma pegada moderna e mais urbana, use uma cor forte e lisa ou uma estampa gráfica.tapete grafico
  2. Se você quer que a sua sala fique com uma pegada boêmia e étnica, use estampas coloridas ou listrastapete bohotapete listras

Uma última coisa, tapete é um ítem caro que você não vai trocar por muito tempo, por isso se você optar por um modelo colorido ou estampado, considere se ele poderá ser usado em outro ambiente da sua casa caso você se canse dele na sala.

Beijo lindinha espero ter ajudado.

Links dos tapetes:

  1. Tapete Arabesco Lexos na Etna
  2. Tapete Royal Drops azul na Etna
  3. Tapete Maringá vermelho na Oppa
  4. Tapete Circus na Oppa
  5. Tapete Malka colorido na Oppa
  6. Tapete Kilim listrado na Etna

2 Respostas para Como escolher tapete para a sala

  1. Vai ficar lindo Greziella, se quiser criar um contraste interessante na decoração você pode optar por almofadas e objetos decorativos de cor laranja mais profundo ou até mesmo tons de madeira puxando mais para o laranja. Beijo grande e obrigada por mandar sua dúvida. Manda fotos depois?

  2. Que lindo, Simone! Adorei!! Me ajudou, sim… acho que vou na ‘atmosfera mais sóbria e elegante’, usando uma outra tonalidade de azul e dar cor aos objetos de decoração. Muito obrigada! 🙂

Assine o Canal MeuEstiloDecor e receba as novidades: