A decoração do quarto de bebê é um momento cheio de emoção e significado para nós mães.
É também um momento cheio de dúvidas e conselhos desencontrados, principalmente se você não quer um quarto de bebê tradicional.
Por isso eu reuni 6 jeitos, testados por mim, para você sair da mesmice na decoração do quarto do seu bebê.
Como sair da mesmice na decoração do quarto de bebê
Substitua o berço por um colchão ou futon no chão
Esse é um dos princípios de design do quarto montessoriano que segue o método criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori no início do século XX.
O objetivo é dar autonomia e estimular a criatividade das crianças.
O quarto de bebê das minhas 2 filhas foi assim e mesmo tendo que enfrentar narizes torcidos e olhares de lado, nunca me arrependi. Esse tipo de layout é bacana porque te convida a interagir com a criança, sentar no chão, brincar, ler histórias, sem contar que você pode deitar ao lado do bebê, coisa impossível se a criança está isolada em um berço.
Não tenha medo de pintar as paredes de uma cor escura
Quarto de bebê precisa ser aconchegante.
Um bebê dorme de 13 a 15 horas por dia fora as horas dedicadas à amamentação, que também devem ser tranquilas.
O que escurece ambiente é falta de luz não parede de cor escura. Se você tiver uma janela com boa entrada de luz natural, é só abri-la nos momentos em que o bebê estiver desperto.
Use móveis e acessórios de “gente grande”
É possível criar uma decoração infantil sem deixar o quarto do bebê com cara de parque temático. Estampas e cores alegres quando aplicadas em poltronas, cortinas e tapetes de “gente grande” dão uma atmosfera divertida ao espaço com a vantagem de que quando o bebê cresce você não precisa trocar todos os móveis. O mesmo vale para as luminárias.
Crie um cantinho de leitura
Pode ser uma cabaninha, um pufe ou só umas almofadas no chão. O importante é deixar os livros à mão.
É bacana porque “quebra” o esquema tradicional berço + cômoda + cadeira de amamentação e estimula seu filho a gostar de livros desde cedo.
Invente um cenário
Use papel de parede com uma estampa divertida ou pinte um mural e crie um cenário para o quartinho do bebê. Se existe um ambiente onde a imaginação e a criatividade podem extravasar é no quarto do bebê. Porque não?
Opte por uma decoração de “gênero neutro”
Fugir do estereótipo do quarto rosa ou azul é mais difícil do que parece, já que as opções no mercado sempre apontam para “quarto de menina” ou “quarto de menino”.
Procure equilibrar elementos masculinos e femininos na decoração para suavizar o aspecto de gênero. Por exemplo se o “quarto de menino” do seu filho está um pouco frio e cheio de linhas retas, experimente incluir almofadas com uma estampa mais orgânica e imagens de natureza.
Do mesmo modo equilibre o excesso de fofurice do quarto da sua filha com almofadas de estampas geométricas e um elemento rústico como um pufe de couro.
Quer aprender a decorar você mesma o quartinho do seu pequeno em 7 passos infalíveis?
Compre já o Ebook Decoração pra Vida Real, custa menos do que uma mamadeira.