Acertar na escolha das cores na decoração é fundamental.
Se você olhar com atenção pra qualquer ambiente bem decorado, você vai perceber que a cor está em todos os lugares; da cor do piso embaixo dos seus pés até as tonalidades sutis ou nem tão sutis assim em almofadas, luminárias, lençóis…
O conhecimento sobre as cores, como elas nos afetam psicologicamente, a relação visual entre elas, como elas afetam nossa percepção sobre os espaços é um assunto vasto estudado por muitos artistas e cientistas ao longo dos séculos e eu posso garantir que o estudo das cores e das suas aplicações na artes visuais e no design é um dos mais prazerosos que existe. Mas eu sei que também pode ser um tanto intimidante e capaz de gerar muita insegurança e ansiedade, tanto que muitos decoradores preferem nem trabalhar com cores e ficam conhecidos por usar somente paletas neutras em seus projetos.
Acontece que eu acredito firmemente que usar cores na decoração injeta vida, energia e personalidade aos ambientes como nenhum outro recurso é capaz de fazer. E se você aceitar que trabalhar com cores sempre tem um grau de risco e decidir mergulhar de cabeça, eu garanto que você não vai se arrepender.
Eu também costumo dizer que em decoração a gente tem que ouvir a nossa intuição e assumir riscos mas sempre seguindo alguns princípios básicos, sempre tomando o cuidado de desenhar um mapa, um roteiro, que é a nossa rede de segurança.
No caso das cores que você vai usar na decoração, o seu “mapa”, a sua ferramenta, é uma paleta de cores. O seu objetivo deve ser definir um esquema de cores equilibrado e harmonioso, tendo em mente que um esquema com muitas cores é mais difícil de gerenciar e pode deixar o ambiente parecendo confuso e agitado, ao passo que um ambiente com poucas cores pode ficar desinteressante.
Como escolher as cores na decoração da sua casa
1. Quadro de inspiração
É quando você faz uma colagem com imagens que reflitam a atmosfera que você quer que a sua decoração transmita e depois analisa o conjunto em busca da cor predominante ou de fundo e das cores secundárias e de destaque.
2. Musa inspiradora
Você pode partir de uma musa inspiradora, que pode ser uma peça de roupa, uma obra de arte, uma estampa, etc.
3. Suas coisas
Você também pode montar a paleta a partir das cores e texturas dos móveis e acessórios que você já tem e sabe que quer aproveitar.
4. A cor que você ama
Você pode partir da sua cor preferida e testar combinações com outras cores usando sites que ajudam a definir paleta de cores como o Colourlovers.com, até chegar em um esquema que te agrade.
Divirta-se! Brincar com as cores é uma das partes mais divertidas do processo de decorar qualquer ambiente.
Ah, e não se esqueça de compartilhar na fanpage do Meu Estilo Decor no Facebook a sua paleta de cores!