Decoração pra Vida Real

Meu negócio é te ensinar tudo que sei sobre decoração sem segredos

e te ajudar a decorar sua casa sem enrolação.

Baixe grátis o guia "Arrume sua estante como um designer"

Como escolher as cores na decoração

Acertar na escolha das cores na decoração é fundamental.

Se você olhar com atenção pra qualquer ambiente bem decorado, você vai perceber que a cor está em todos os lugares; da cor do piso embaixo dos seus pés até as tonalidades sutis ou nem tão sutis assim em almofadas, luminárias, lençóis…

O conhecimento sobre as cores, como elas nos afetam psicologicamente, a relação visual entre elas, como elas afetam nossa percepção sobre os espaços é um assunto vasto estudado por muitos artistas e cientistas ao longo dos séculos e eu posso garantir que o estudo das cores e das suas aplicações na artes visuais e no design é um dos mais prazerosos que existe. Mas eu sei que também pode ser um tanto intimidante e capaz de gerar muita insegurança e ansiedade, tanto que muitos decoradores preferem nem trabalhar com cores e ficam conhecidos por usar somente paletas neutras em seus projetos.

Acontece que eu acredito firmemente que usar cores na decoração injeta vida, energia e personalidade aos ambientes como nenhum outro recurso é capaz de fazer. E se você aceitar que trabalhar com cores sempre tem um grau de risco e decidir mergulhar de cabeça, eu garanto que você não vai se arrepender.

Eu também costumo dizer que em decoração a gente tem que ouvir a nossa intuição e assumir riscos mas sempre seguindo alguns princípios básicos, sempre tomando o cuidado de desenhar um mapa, um roteiro, que é a nossa rede de segurança.

No caso das cores que você vai usar na decoração, o seu “mapa”, a sua ferramenta, é uma paleta de cores. O seu objetivo deve ser definir um esquema de cores equilibrado e harmonioso, tendo em mente que um esquema com muitas cores é mais difícil de gerenciar e pode deixar o ambiente parecendo confuso e agitado, ao passo que um ambiente com poucas cores pode ficar desinteressante.

Como escolher as cores na decoração da sua casa

1. Quadro de inspiração

É quando você faz uma colagem com imagens que reflitam a atmosfera que você quer que a sua decoração transmita e depois analisa o conjunto em busca da cor predominante ou de fundo e das cores secundárias e de destaque.

personal style board1

2. Musa inspiradora

Você pode partir de uma musa inspiradora, que pode ser uma peça de roupa, uma obra de arte, uma estampa, etc.

musa roupamusa artemusa estampa

3. Suas coisas

Você também pode montar a paleta a partir das cores e texturas dos móveis e acessórios que você já tem e sabe que quer aproveitar.

mood board Lorena dez07

4. A cor que você ama

Você pode partir da sua cor preferida e testar combinações com outras cores usando sites que ajudam a definir paleta de cores como o Colourlovers.com, até chegar em um esquema que te agrade.

Quadro de estilo Orquidea Radiante2

COLOURlovers.com-Radiant_Orchid

Divirta-se! Brincar com as cores é uma das partes mais divertidas do processo de decorar qualquer ambiente.

Ah, e não se esqueça de compartilhar na fanpage do Meu Estilo Decor no Facebook a sua paleta de cores!

Sorry, comments are closed for this post.

Assine o Canal MeuEstiloDecor e receba as novidades: