Decoração pra Vida Real

Meu negócio é te ensinar tudo que sei sobre decoração sem segredos

e te ajudar a decorar sua casa sem enrolação.

Baixe grátis o guia "Arrume sua estante como um designer"

Mudanças de layout que valem uma reforma

Uma mudança na posição dos móveis é o jeito mais fácil de renovar o seu espaço sem gastar nada. Mudar o “layout” tem um efeito tão poderoso quanto uma reforma. Eu provo.mudancas-layout-valem-reforma

foto via sfgirlbybay.com

Mudanças de layout que valem uma reforma

Desencoste os móveis das paredes
É muito comum as pessoas encostarem todos os seus móveis contras as paredes criando o “efeito rosquinha”. Fica aquele vazio no meio do ambiente, um espaço morto que dificulta a conversação e afasta as pessoas.

Aproxime os assentos na sala de estar
A sala de estar é a área de convívio de uma casa, o lugar onde a família se reúne para ver TV e onde se recebe os amigos para por o papo em dia. Tem que ser aconchegante.
Tente posicionar cadeiras e poltronas mais perto do sofá e veja como o espaço fica muito mais acolhedor.

Posicione os assentos uns de frente para os outros
Ninguém conversa de lado. Nós nos relacionamos com as outras pessoas olhando de frente para elas. Se a sua sala é pequena e só cabe o sofá e o rack da TV, tenha alguns assentos soltos como pufes e cadeiras que possam se facilmente posicionados em frente ao sofá para um bom tête-à-tête.mudancas-layout-valem-reforma-imagem1

Abandone a mesa de centro
Com as moradas ficando cada vez menores não faz nenhum sentido você desperdiçar espaço precioso com uma mesa de centro tradicional. Use peças soltas como mesinhas, bancos e pufes como apoio quando e onde precisar. Quem sabe se tirando a mesa de centro você não ganha espaço para posicionar 2 cadeiras de frente para o sofá?

Coloque um aparador atrás do sofá
Outra maneira de driblar a falta de espaço é colocar uma estante ou aparador fininho atrás do sofá e usá-lo como apoio para luminárias, livros, copos, etc. Assim, você pode dispensar as mesas laterais e de centro e ainda esconder uma tralha. Também funciona atrás da cabeceira da cama quando não tem espaço pra mesinhas de cabeceira.mudancas-layout-valem-reforma-imagem2

Organize os móveis em diagonal
A organização tradicional dos móveis, paralelos às paredes, não é a única solução possível sabia? Tente posicionar seu sofá ou sua cama em diagonal e veja o ambiente se transformar de sem graça a super estiloso em segundos.mudancas-layout-valem-reforma-imagem3

Tire da TV a posição de “ponto focal”
Não existe nenhuma regra que diz que a TV precisa ser a rainha da sala. Mesmo em espaços pequenos é possível tirar o foco da TV e criar um ambiente mais convidativo.

Invente um ponto focal
Use um aparador, prateleira ou estante como apoio para um arranjo de objetos interessantes, como uma coleção, suvenires de viagem, plantas ou um livro exótico. Além de dar personalidade à sua casa, isso aguça o interesse das pessoas. Em decoração, como na vida, uma dose de humor + uma dose de esquisitice é fundamental!

Crie um mini-destino
Um mini-destino é um agrupamento de móveis focado em uma função. Pode ser um cantinho de leitura, um oratório, um espaço para meditação ou um bar. Pense em uma atividade que te deixa muito feliz e crie um mini-destino na sua casa só pra ela.mudancas-layout-valem-reforma-imagem4

Construa um hall de entrada
Alguns ganchos e uma prateleira é tudo que você precisa para se livrar daquela bagunça que não tem lugar certo e se espalha pela sua casa. Se você tiver onde colocar as chaves, a correspondência e as bolsas quando chega, sua sala vai ficar muito mais organizada e agradável.

Use uma divisória
Usar uma estante ou cortina para separar espaços é uma ótima idéia para delimitar ambientes, garantir privacidade ou esconder bagunça.

A organização dos móveis na sua casa não precisa ser estática e imutável. Não tenha medo de mudar as coisas de lugar, viver com o novo arranjo por alguns dias e “sentir” o espaço. Se algo estiver estranho, mude de novo.

Encontrar um layout que funcione para o seu estilo de vida é um processo em evolução sempre sujeito a novas sacadas. A boa notícia é que até mesmo os “erros” podem levar a boas idéias.

2 Respostas para Mudanças de layout que valem uma reforma

  1. Sem contar aquela sensação boa de energia que flui né Rosa Paula? Muitas vezes eu acabo voltando quase tudo pro lugar mas só uma luminária ou uma mesinha em posição diferente já dá uma animada. Beijo querida e obrigada pelo comentário.

  2. Sempre fui adepta de mudar os móveis de lugar! Quando enjoo, mudo tudo! Nem sempre dá certo, claro, mas é como você disse: mesmo os erros podem trazer boas ideias! Adorei esse post!

Assine o Canal MeuEstiloDecor e receba as novidades: