Decoração pra Vida Real

Meu negócio é te ensinar tudo que sei sobre decoração sem segredos

e te ajudar a decorar sua casa sem enrolação.

Onde gastar e onde economizar na decoração

Decidir onde gastar e onde economizar na decoração é um processo estressante com potencial para desfazer casamentos e separar famílias (a dramática…).
Vai trocar o piso? Precisa reestofar o sofá? Será que vai sobrar dinheiro para os armários da cozinha?
Durante o processo de decoração ou reforma da sua casa você tem que tomar um zilhão de decisões que envolvem dinheiro. Geralmente, muito dinheiro…
Seguir este princípio simples pode ajudar.onde-gastar-onde-economizar-decoracao

foto via Styleathome.com

Onde gastar e onde economizar na decoração

Invista nas peças-chave de cada ambiente, aquele móvel que é o mais usado, que não será trocado com frequência e que por isso precisa aguentar o tranco do dia-a-dia.

Sala de estar

Se você tem criança ou passa mais tempo grudada no Netflix do que fazendo qualquer outra coisa quando está em casa, então você tem que investir em um sofá durável e confortável.

Economize nas almofadas, mesas laterais e de centro, ou melhor, abra mão da mesa de centro, use banquinhos, pufes e outras peças multi-funcionais mais baratas e fáceis de transportar.

Sala de jantar

Se a sua família faz todas as refeições na mesa de jantar, as crianças usam a mesa para o dever de casa e você adora receber os amigos para comer então é uma boa idéia separar uma parte do orçamento para este ambiente.

Isto não significa que a mesa de jantar tem que ser a estrela do ambiente.
Na maioria das vezes, pouco se vê o móvel, que fica escondido pelas cadeiras. Eu prefiro gastar meu suado dinheirinho nas cadeiras de jantar que são peças caras mas que podem cumprir dupla função e causar impacto também em outros ambientes.onde-gastar-onde-economizar-decoracao-img1

A sacada é deixar o look conjuntinho pra lá, escolher 2 modelos diferentes de cadeira de jantar que possam ser levadas para a sala de estar e posicionadas em frente ao sofá para criar uma área de bate-papo charmosa quando você estiver recebendo amigos.

A mesa de jantar pode ser um modelo simples sem muito rococó, de um material durável como madeira que você pode comprar de segunda-mão.

Cozinha

Quando for reformar sua cozinha, opte por acabamentos simples e duráveis para piso e paredes e resista à tentação das cerâmicas coloridas, estampadas e caríssimas.

Na bancada, opte por granito de boa qualidade e escolha aquele que tiver o padrão mais homogêneo, quer dizer, com menos pintinhas, os meus preferidos são o preto São Gabriel e o branco polar.

Com o dinheiro economizado com os materiais de revestimento e bancada você vai poder investir em armários de boa qualidade. Mas nada de ferragens desnecessárias, como porta-temperos, lixeira embutida, essas frescuras que encarecem demais, fique com o básico.

Quarto

Compre um colchão super hiper confortável de boa qualidade e invista nos lençóis. Tenha a paleta de cores do seu quarto em mente quando for comprar a roupa de cama. Pense; seu quarto é todo branco e você quer que a cama seja mais colorida ou você prefere tudo neutro e uma cama cheia de texturas?onde-gastar-onde-economizar-decoracao-img2

Economize na cabeceira e nos criado-mudos, seja criativa, uma cadeira ou um banquinho podem funcionar como apoio ao lado da cama.

Banheiro

Opte por uma cortina colorida para fechar o box e deixe seu banheiro mais divertido. A grana que você economizou, invista em iluminação. Instalar arandelas ao lado do espelho do banheiro faz toda a diferença na hora de se maquiar ou barbear.onde-gastar-onde-economizar-decoracao-img3

Iluminação

Procure uniformizar o máximo possível os modelos de luminárias de teto, por exemplo, um modelo para todos os quartos e sala e outro modelo para todos os banheiros, área de serviço e cozinha. Escolha modelos simples.

Assim, você vai precisar estocar no máximo 2 tipos de lâmpadas. Dê preferência para equipamentos com soquete tipo E27 que recebem lâmpadas, fluorescentes, incandescentes, PAR e até LED.

Invista em 1 peça especial para cada ambiente: 1 pendente sobre a mesa de jantar, 1 luminária de piso ou de mesa para a sala de estar e 1 peça charmosa para o seu quarto. Estas luminárias não precisam custar uma fortuna só ter um formato ou material interessante, o que vai fazer a diferença é a luz indireta que elas proporcionam.

Cortinas

Cortinas são o patinho feio da decoração. Ficam por último e acabam esquecidas. Isso é um erro.

Ao invés de ficar cobiçando aquela persiana sob medida caríssima que nunca cabe no orçamento e viver com as janelas peladas, compre cortinas prontas de tecido.onde-gastar-onde-economizar-decoracao-img4

São baratas, fáceis de instalar e a textura do tecido deixa qualquer ambiente mais aconchegante. Você encontra modelos bacanas nos home-centers, lojas tipo Etna, TokStok e Cinerama.

Agora nada de cortina pula-brejo. Fixe a cortina o mais alto possível de maneira que o tecido toque o piso.

São os detalhes que transformam um espaço em uma casa charmosa e aconchegante e estes detalhes não precisam custar uma fortuna.

Se você investir em peças-chave de qualidade e usar ítens baratos como velas, vasinhos com suculentas, almofadas, livros, pequenos objetos agrupados em uma bandeja, sua casa vai se encher de vida e ficar elegante sem quebrar a banca.

4 Respostas para Onde gastar e onde economizar na decoração

  1. Simone, adorei seu blog, super inspirador, parabéns!
    Bjs, Joana (mãe do Diogo, amigo da Elisa – nos conhecemos na reunião!)

    • Oi Joana, que bom que gostou. O seu Santo Menu também foi um achado, seus posts de menus semanais são salvadores. Sucesso!

  2. Ei Lourdes, que bom que te ajudou. Você está planejando redecorar ou reformar? Sabia que eu respondo as dúvidas das leitoras todo mês na sessão Pergunte-me o Que Quiser? Manda a sua pergunta. Beijo grande e obrigada pelo comentário.