Decoração pra Vida Real

Meu negócio é te ensinar tudo que sei sobre decoração sem segredos

e te ajudar a decorar sua casa sem enrolação.

Baixe grátis o guia "Arrume sua estante como um designer"

Por dentro de um projeto de decoração online

Se você adora fotos de Antes e Depois de decoração, já deve ter se perguntado como.

COMO criar um projeto de decoração capaz de transformar um ambiente sem graça em um espaço aconchegante e charmoso dentro do seu orçamento?

Hoje eu vou te mostrar os bastidores da criação de um projeto online de decoração pra vida real.projeto-decoracao-online

foto via Style by Emily Henderson

Por dentro de um projeto de decoração online

Neste post você vai ver o caso real da Ana. A Ana não mora no Brasil e me procurou porque ao se mudar, as coisas que ela tinha ficaram sem graça no aparatamento novo.

Um dos problemas é que a cor do piso de madeira do novo apartamento é igual à cor dos móveis que ela tem e adora, o que fez que ficassem meio “sumidos”.

Ela também não estava feliz com a distribuição dos móveis e sentia que faltava aconchego na sua sala de estar e jantar.

Essa é a sala da Ana. Cheia de espaço, luz natural e possibilidades…projeto-decoracao-online-antes

A primeira coisa em qualquer projeto, online ou não, é conhecer o cliente.

Conhecendo o cliente
Quando você ajuda uma pessoa a decorar sua casa, você se envolve com a sua vida privada, por isso estabelecer uma relação de confiança e empatia é fundamental.

Depois de uma rápida troca de emails para tirar dúvidas sobre o serviço e a forma de pagamento, marcamos a primeira entrevista via Skype. Meu objetivo no primeiro contato é me apresentar, explicar as etapas do projeto e tirar dúvidas.

No caso da Ana a gente se deu bem logo de cara e como ela é objetiva como eu, começamos a trabalhar imediatamente.
Enviei pra ela por email o questionário de briefing e as instruções para ela tirar medidas e fotos do espaço e dos móveis que ela já tinha e queria usar.projeto-decoracao-online-briefing

Encontrando inspiração
Depois de conhecer o espaço e os móveis do cliente é hora de buscar inspiração.

Eu criei um painel no Pinterest e compartilhei com a Ana, assim as duas podiam incluir imagens no painel, além de ver e comentar sobre as imagens pinadas pela outra.

É nesse momento que o estilo da cliente começa a se revelar. Através das fotos eu consigo saber que tipo de materiais, formas, cores e texturas agradam mais e isso me ajuda a criar um moodboard que traduza seu estilo de decoração.projeto-decoracao-online-pinterest

Criando a decoração
Uma vez definido o estilo de decoração da cliente, o clima que ela quer que o espaço transmita e a paleta de cores, é hora de testar os conceitos na vida real.

Isto significa criar colagens misturando as coisas que a cliente já tem com novas aquisições.

No caso da Ana ela estava em dúvida sobre usar ou não um tapete oriental de família na decoração, então apresentei 2 opções.projeto-decoracao-online-moodboard-orientalprojeto-decoracao-online-moodboard-cinza

Definindo o layout dos móveis
Para definir a melhor posição para os móveis eu desenho a planta do ambiente em um programa chamado AutoCad e movimento os móveis maiores até encontrar uma disposição equilibrada. Depois, eu acrescento os móveis de apoio como mesinhas e estantes e acessórios como luminárias, tapetes e plantas. Veja como era e como ficou o layout da sala da Ana.projeto-decoracao-online-layout-atualprojeto-decoracao-online-layout-proposto

Pesquisa, pesquisa, pesquisa
Com o moodboard e a planta de layout em mãos começa a fase de garimpo.

O desafio é achar as peças certas, quer dizer nas medidas, cores e estilo certos, por um preço adequado ao orçamento da cliente. Essa á a fase mais demorada.

Quando você acha que encontrou o sofá perfeito, você descobre que ele é muito profundo para a sala estreita ou então que ele não passa pela porta de entrada do apartamento. Aí você encontra um substituto mas percebe que ele não combina com a luminária escolhida.

É um quebra-cabeças, e eu AMO quebra-cabeças, rsrsrs.projeto-decoracao-online-caderno3

Apresentando o projeto
Mood do projeto decidido, layout dos móveis definido, escolha dos móveis e acessórios fechada é hora de apresentar o projeto final à cliente.

A idéia é animar e inspirar a cliente a tomar algumas decisões iniciais, por a mão-na-massa e começar a implementar o projeto sem enrolação.

Aqui sempre rola um friozinho na barriga antes da reunião via Skype: “Será que ela vai gostar?, Será que era isso que ela estava imaginando?”

No projeto da Ana deu tudo certo porque desde o princípio conseguimos acertar na mosca o mood, quer dizer o clima da sala.projeto-decoracao-online-moodboard

Caderno final de projeto
Para encerrar o projeto eu entrego um Caderno Final de Projeto com toda a documentação: moodboard, visualização do ambiente, planta de layout, lista detalhada com a foto, descrição e medidas dos móveis e acessórios e indicação de fornecedores.

Assim, você pode implementar o projeto no seu ritmo de tempo e de grana.projeto-decoracao-online-cadernoprojeto-decoracao-online-caderno2projeto-decoracao-online-caderno4projeto-decoracao-online-caderno5

Minha recomendação é imprimir o caderno de projeto e visitar as lojas de móveis pessoalmente. Sempre veja, experimente, toque e sinta as peças antes de comprar.
Peça orçamentos detalhados e pechinche.

Você é o cliente dos sonhos de todo vendedor, aquele que não dá trabalho porque sabe o que quer. Aproveite e peça desconto, prazo, entrega e montagem grátis, tudo que tem direito.

É claro que ajustes acontecem, algumas vezes a peça indicada no projeto está fora de estoque ou ao vivo não é tão bacana e precisa ser substituída.

A grande vantagem de ter um projeto é que ele te ajuda a manter o foco e te dá segurança para tomar decisões.

Além disso, não é porque o projeto acabou que eu vou te abandonar! A gente continua se falando por email e tirando todas as dúvidas.

A decoração na vida real

projeto-decoracao-online-estar-antesprojeto-decoracao-online-estar-depoisprojeto-decoracao-online-jantar-antesprojeto-decoracao-online-jantar-depois

Sorry, comments are closed for this post.

Assine o Canal MeuEstiloDecor e receba as novidades: