MeuEstiloDecor

Como decorar sem estourar o orçamento

Qual é o palavrão mais cabeludo em decoração? Acertou: orçamento.

O assunto simplesmente não é sexy.

Você não quer falar sobre ele. E se você não quer falar sobre ele, ninguém quer escrever sobre ele, sacou? Só que não!

Eu vou enfiar o dedo na ferida e vou falar sobre como decorar sem estourar o ORÇAMENTO.

como-decorar-sem-estourar-orcamento

Se falta de dinheiro é a sua desculpa para continuar vivendo em uma casa que não reflete quem você é, esse post é prá você.

Não importa se você tem algumas centenas de reais para dar um tapa na sala ou milhares de dólares para uma reforma completa, você sempre vai precisar se planejar e tomar decisões difíceis para não estourar o orçamento.

Dinheiro é coisa séria e a gente precisa conversar sobre ele.

[Tweet “Decorar sem estourar o orçamento não significa ser pão-duro, significa ser esperto.”]

Definir um orçamento vai te ajudar a definir prioridades, tomar decisões e maximizar o uso do seu rico dinheirinho.

Por este motivo o passo #6 do Roteiro MeuEstiloDecor é “Planeje seus gastos”.

Você precisa inverter o seu jeito de pensar sobre a decoração da sua casa.

Ao invés de ficar paralisada, achando que a sua casa só tem jeito com uma reforma radical e você não tem dinheiro suficiente prá isso, eu te desafio a fazer o contrário: Estabeleça um orçamento que caiba no seu bolso e faça acontecer.

Como decorar sem estourar o orçamento

como-decorar-sem-estourar-orcamento-imagem

1. Seja realista e defina um valor que caiba no seu bolso
Honestidade total aqui hein. Avalie suas despesas e defina um valor que não vá te colocar no cheque especial. O seu orçamento deve ser um valor que você se sinta confortável de gastar na sua casa, sem se sentir culpada.

2. Faça uma “lista de desejos” e organize por prioridade
Liste todas as peças que você gostaria de comprar (móveis, luminárias, tapetes, cortinas, arte, etc) e todos os serviços que você precisa contratar (pintor, eletricista, pedreiro, instalador de papel de parede, etc).
Organize a lista por prioridades colocando ao lado de cada ítem seu valor estimado.
Talvez aquele papel de parede incrível que você anda cobiçando tenha que ser substituído por uma demão de tinta colorida…
Lembre-se decoração é um processo e está sujeito a revisões e ajustes até você encontrar uma solução que te deixe feliz esteticamente e não quebre a banca.

3. Pesquise, pesquise, pesquise
Antes de comprar qualquer coisa ou de contratar alguém, pesquise. Depois, pesquise mais um pouco.
Eu gosto de começar com uma pesquisa online para mapear as opções dentro da minha faixa de preço que funcionam para o meu estilo, sempre de olho no meu moodboard.
E sempre peço indicações e faço pelo menos 3 orçamentos antes de contratar qualquer serviço.

4. Crie um guia de compras
A partir da pesquisa online crie um guia de compras com uma foto, descrição detalhada dos acabamentos, medidas e preço das peças que você pré-selecionou.
Com o seu guia de compras e o moodboard na mão, você está armada para bater perna nos centros de comércio dedicados à decoração procurando por ofertas e pechinchas. Negocie preços e prazos e sempre peça um orçamento detalhado por escrito.

Onde investir x onde economizar

Procure investir nos ítens que “fazem” um ambiente. Por exemplo, se você morar em casa própria pode investir no piso mas se morar de aluguel pode optar por investir em um tapete de origem certificada. Certifique-se sempre que você está investindo em produtos de qualidade que vão te acompanhar durante anos.
Economize nos acessórios como almofadas e cortinas, pequenas peças de mobiliário como mesinhas de apoio e prateleiras e em equipamentos de iluminação não decorativos como luminárias de cozinha e banheiros.
Você encontra estes ítens a bom preço e com design bastante atraente em home-centers, lojas de departamento dedicadas a decoração e até online.

Neste post eu faço uma lista por ambiente de onde gastar e onde economizar quando você for decorar ou reformar sua casa.

E lembre-se, decoração é um processo, curta e faça suas escolhas com calma.