Hoje eu recebi um link de uma das minhas fontes de inspiração favoritas a revista online Domino Magazine com o título “Conheça Zach Motl” e eu só posso dizer: Muito prazer!!!
Eu adorei o apartamento pequeno que ele decorou. Tão cheio de acertos que eu achei que valia a pena analisar ponto por ponto o que deu certo e entender porque este ambiente funciona. A idéia é treinar o nosso olhar para sabermos porque gostamos de um ambiente e, claro, copiar!
Vamos seguir os passos do roteiro Decore a sua Casa no seu Estilo, ok?
1.Layout:
O layout da área de estar é perfeito para um apartamento pequeno porque ele cria um área de bate-papo com muito charme. Para isso ele agrupa um sofá de 2 lugares com braços finos e assento sem divisão (para caber 3 pessoas se necessário) e 2 cadeiras de estilos diferentes. Como apoio, uma mesa de centro e uma mesinha lateral ambas bem “magrinhas”. Para completar, uma peça de destaque, um buffet antigo com apliques metálicos com um arranjo harmonioso de objetos.
2. Iluminação:
Aproveitando o pé-direito alto, o designer deu uma incrementada no ponto central no teto com uma luminária pendente de design marcante mas de cor neutra para não concorrer com a pintura de grandes dimensões sobre o sofá. Uma luminária de mesa com cúpula dá charme e empresta uma cara de hall de entrada para o pequeno buffet enquanto outras 2 luminárias de piso bem discretas ficam de cada lado do sofá permitindo uma iluminação mais aconchegante.
3. Cor:
A base branca do ambiente ganhou vida com o sofá azul, cuja cor se repete na grande pintura colorida que cobre quase toda a parede se transformando no ponto focal da sala. Um vasinho amarelo dá uma pitada de energia ativando ainda mais o azul sem ficar chamativo ou pesado. Os demais móveis e acessórios seguem uma paleta de cores neutra mas com texturas variadas.
4. Texturas:
Camadas e mais camadas….Cortina de tecido (parece linho) com barra mais escura que a parte de cima, tecido listrado da almofada combinado com o estofado da cadeira com braços, cadeira com assento e encosto trançados em couro, cachepô de palha, luminárias de piso e pés da mesa de centro de metal “conversando” com os apliques do buffet e o incrível tapete de zebra “amarrando” tudo.
5. Sinais de vida:
O ambiente foi decorado com poucos acessórios arrumados de maneira harmoniosa e equilibrada, repare como a altura da árvore do lado direito do sofá é equivalente a altura da luminária de mesa sobre o buffet e como as cadeiras, apesar de serem de estilos diferentes, ocupam quase o mesmo volume no espaço. Proporção e equilíbrio!
Resultado: o ambiente parece muito mais colorido do que realmente é. A pintura e o sofá azul contribuiram para criação de um ambiente alegre sem precisar apelar para um contraste forte de cores e o tapete de zebra foi a dose de humor e esquisitice na medida para deixar tudo bem descontraído. O buffet antigo que parece ser uma peça de família e os objetos sobre a mesa de centro dão uma pista sobre os gostos do morador enquanto as plantas nos dizem que alguém realmente mora aí. Para mim fica a sensação de um ambiente tranquilo e descontraído mas também sofisticado e curioso.
E você o que achou?
Respostas de 2
Realmente muito aconchegante, harmonioso! Sábia você, ao se expressar com um ” muito prazer”…
E eu adorei a maneira como você descreveu a decoração. Cada detalhe, foi minuciosamente avaliado! Parabéns !!
E adorei o tapete de zebra!
Sueli A Q Martins
Oi Sueli, eu também amo tapete de zebra mas saiba que está longe de ser uma unanimidade. E gostar dele também diz muito sobre o seu estilo pessoal; ousado, eclético, global!
Um beijo e obrigada por seu comentário.