MeuEstiloDecor

Regra 60-30-10: Um jeito infalível de escolher as cores na decoração

É claro que você já reparou como uma decoração com poucas cores pode ficar sem graça.

O problema é que se jogar nas cores pode ser arriscado.

Calma! Neste post eu vou te ensinar como escolher as cores da sua decoração usando uma regrinha infalível: a regra 60-30-10.

 width=

Regra 60-30-10: Um jeito infalível de escolher as cores na decoração

Como funciona a regra 60-30-10?

Funciona assim:

Você escolhe 3 cores e usa na sua decoração de acordo com a proporção 60% 30% e 10%.

 width=

Porque 3 cores e não 2 ou 4 ou 10?

Porque um ambiente com poucas cores pode ficar monótono, desinteressante, sem graça.

Por outro lado, um esquema com muitas cores é mais difícil de gerenciar e pode deixar o ambiente confuso e agitado.

Usar só 3 cores não vai deixar a decoração sem graça?

Não, porque você pode e deve variar a tonalidade das cores da paleta.

Imagine que você escolheu azul como uma das cores da sua paleta.
Quantos tons de azul você conhece?

 width=

Como aplicar a regra 60-30-10?

  1. Escolha 3 cores
  2. Aplique as cores de acordo com as proporções

Você vai usar:

1 COR DE BASE usada nas grandes superfícies como parede e piso que compõe 60% do ambiente.

 width=

1 COR DE CONTRASTE para se destacar sobre a cor de base, usada em móveis como sofá, poltronas, mesinhas e acessórios maiores tapetes e cortinas.

 width=

1 COR DE DESTAQUE usada em acessórios decorativos para criar aqueles pontos de cor. Use em almofadas, quadros, luminárias e outros pequenos acessórios decorativos.

 width=

Deixa eu te mostrar alguns exemplos:

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

 width=

Porque usar a regra 60-30-10?

Porque usar a regra vai te dar segurança para incluir cores na sua decoração sem medo de errar.

É uma regra ótima para quem quer usar cores nos ambientes mas não tem experiência e não quer se arriscar.

Olha o comentário de quem assistiu o vídeo:

 width=
Espero que este post tenha sido útil para você e se quiser ajuda para decorar sua casa eu vou adorar te ajudar.

 width=

Palavras-Chaves

Compartilhe essa Publicação

20 respostas

  1. Janete Nascimento disse:

    Valeu, Simone!
    Obrigada! Dicas de ouro! Amei!!!

    1. Inalda Pavão disse:

      Quero usar o tom terracota na minha casa de praia, e gosto muito da cor verde Pavão (Tifane), gosto muito do rústico o que vc me indica?

      1. Oi Inalda, o verde pavão é uma cor sofisticada que para criar uma atmosfera rústica preferencialmente deve ser combinada com tons mais claros de terracota. Inclua móveis de madeira clara e acessórios decorativos em fibras naturais e sua casa de praia vai ficar chique e aconchegante. Beijo.

  2. I have 2 white walls,
    One blue of the sea and one gray.The color of the floor is wood.

  3. A minha filha pediu um quarto azul e tinha ficado meio sem graça.
    Usei essa regra e a mudança foi extraordinária, ficou lindoooooooo… Super harmonioso.
    60 branco
    30 azul claro
    10 cor-de-rosa

  4. Simone Collet disse:

    É incrível como uma mudança pequena pode fazer tanta diferença né Lisa!!!! Só que agora fiquei muito curiosa para ver o quarto da sua filha…..

  5. Excelente a regra 60, 30,10. no momento já estou com o material da minha sala todo comprado , resolvi partir para o cinza , mas nessa sua regra 60% é um papel de parede geométrico cinza , sofá com tecido cinza mas com pingos pretos suaves (10%), tapete de fibra com pequenos riscos pretos, a parede da TV tem um rack linea leblon e resolvi colocar na parede desse rack um papel de parede liso cinza claro (30%) , porém , como a sala é conjugada e já existe um buffet branco, eu estou na dúvida se coloco atrás o mesmo papel cinza liso ou pinto com um cinza mais escuro. sei que o ideal seria espelho, mas está super caro, e no restante da parede que contorna a mesa pensei no branco ou cinza bem clarinho (na dúvida tbm)…. depois será almofadas na cor azul com cinza e preto.
    aguardo sugestão.

    1. Oi Cleo, acho que o branco gelo nas paredes vai dar uma suavizadas nas texturas e nos tons de cinza mais escuro. Sobre o buffet você pode usar um espelho com uma moldura bonita. Espero ter ajudado. Beijão.

  6. Voce explica muito bem, mas faz uma diferença muito grande quando voce coloca fotos de ambientes para exemplificar. Parabéns e obrigada pela forma de nos orientar.

    1. Oi Vilma, obrigada pelo comentário. Vou procurar incluir muitas imagens nos próximos vídeos! Beijo.

  7. Amei suas dicas. Você explica de uma maneira bem clara e objetiva para que as pessoas entendem de maneira simples. Obg estava precisando dessas dicas

    1. OI Altamira, muito obrigada 🙂 Eu me esforço para usar linguagem simples porque acredito que decoração tem que ser diversão e não frustração! Beijo e obrigada pelo comentário.

  8. Cleusa Dalexandre disse:

    Oi Simone, o piso da casa é porcelanato brilhante cor leitosa, qual cor nas paredes você indica para aquecer um pouco, já que o piso se destaca. Horrível esse piso, mas a casa já estava assim. Pensei no algodão egípcio, mas é uma cor tão batida.
    Adoro suas dicas e desde já, meu muito obrigada.

    1. Eu acho o Algodão Egípcio uma ótima ideia por ser um tom neutro quente e não vejo nenhum problema em ser um tom muito usado. O importante é funcionar na sua casa 🙂

  9. Gente eu estava aqui perdidinha aí vem vc e acende um clarão. Dica valiosíssima, vai me ajudar muito em uma decoração de casamento cujo a paleta é azul tiffany ❤️

    1. Ah Angélica, essa regrinha vale para tudo que usa cores, design de eventos, de ambientes, gráfico!!!! Que bom saber que te ajudou. Beijos.

  10. Oi linda, estou adorando seguir vc, parabéns pelas postagens, quero fazer decoração boho, em uma sala pequena mas não sei se a cor base é branco ou um bege café com leite em todas as paredes e teto branco, ou pinta tudo branco com algumas paredes com tons forte, vc pode me da uma luz Pf. Agradeço ❤️

    1. Oi Renata, que bom saber que você está curtindo o conteúdo que eu crio com tanto carinho! Olha essa “estratégia” de cores vai depender da atmosfera que você deseja criar na sua sala. Se você pintar as paredes de branco neve e usar cores intensas nos objetos decorativos e estampas vai criar uma atmosfera alegre, movimentada de alta energia. Se você optar por paredes mais escuras como o bege café com leite e objetos decorativos com cores neutras mas com muita vriação de texturas, vai conseguir um ambiente mais aconchegante, relaxante, mais “casulo”. Espero ter ajudado. Beijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Está com alguma dúvida?