MeuEstiloDecor

Sala de Estar com TV: Sim ou Não?

Quando você tem uma sala de estar com TV, a tendência natural é arrumar os móveis, principalmente os assentos, voltados para ela.

Essa arrumação é bacana pra assistir TV mas péssima para conviver com a família e receber os amigos.

Neste post eu te conto os prós e os contras de ter sala de estar com TV.

Aí VOCÊ decide o que funciona para o seu estilo de vida.

 width=

Sala de Estar com TV: Sim ou Não?

SIM – Quando vale a pena ter sala de estar com TV

1. Você não tem outro lugar para a TV

Aqui não tem o que pensar.

Se você não está preparado para abrir mão da telinha e mora em um apartamento micro, melhor colocar a TV na sala do que no quarto né?

Use seu bom senso e escolha um tamanho de TV compatível com o espaço disponível.

TV de 60 polegadas em sala de 9 metros quadrados é ostentação ?

sala de estar com tv sim ou não apartamento pequeno
Se você não está preparado para abrir mão da telinha e mora em um apartamento micro, melhor colocar a TV na sala do que no quarto. Foto via Tua Casa. Projeto Carol Tasiro Arquitetura.

2. Ver TV é a melhor coisa da vida pra você

Se você ama ver TV e passa muitas horas do seu dia em frente à ela, faz sentido privilegiar a telinha na hora de organizar os móveis na sala.

Decorar é ter uma casa que funcione para o SEU estilo de vida.

Neste caso transforme sua sala em um casulo de ver TV e deixe assentos soltos, fáceis de transportar, para quando receber os amigos.

sala de estar com tv sim ou não
Se você ama ver TV e passa muitas horas do seu dia em frente à ela, faz sentido privilegiar a telinha na hora de organizar os móveis na sala. Foto via Tua Casa.

3. A sua sala é grande e pode ser dividida em vários ambientes

Se você tem uma sala de estar grande que possa ser organizada em vários ambientes, separe um espaço e crie uma área de ver TV.

Assim, você e sua família podem usar o espaço ao mesmo tempo mas fazendo atividades diferentes.

Por exemplo, enquanto as crianças assistem TV, você pode trabalhar no computador ou ler um livro.

sala de estar com tv sim ou não sala em 2 ambientes
Se você tem uma sala de estar grande que possa ser organizada em vários ambientes, separe um espaço e crie uma área de ver TV. Projeto de Coaching MeuEstiloDecor.

NÃO – Quando não vale a pena ter sala de estar com TV

1. Você adora receber

Sem a TV ditando onde os assentos devem ser posicionados, seu espaço fica mais flexível.

Você fica livre para fazer uma arrumação dos móveis mais acolhedora.

Experimente posicionar os assentos de frente e próximos uns aos outros.

Essa configuração estimula a convivência e o bate-papo.

sala de estar sem tv
Sem a TV ditando onde os assentos devem ser posicionados, seu espaço fica mais flexível. Foto via Minha Casa.

2. Você quer passar mais tempo com sua família

Só porque você está na mesma sala que a sua família olhando para a mesma tela não significa que vocês estão conectados.

Ao contrário, cada um está isolado em sua própria relação com o que está passando na TV.

Conversar e se relacionar com pessoas de verdade é muito mais gratificante e fortalece suas relações familiares.

Conversar e se relacionar com pessoas de verdade é muito mais gratificante que ver TV e fortalece suas relações familiares.

3. Se você está se sentindo “sem tempo pra nada”

Sem a TV, você pode investir seu tempo livre em atividades que estimulam seu cérebro de maneiras diferentes e dão um gás na criatividade.

Tente ouvir música, atacar um projeto DIY, começar aquele negócio próprio ou se dedicar a um hobby.

Sua criatividade vai bombar.

Eu sei que a TV tem um papel diferente na vida de cada pessoa e talvez você não queira abrir mão dela totalmente.

Mesmo assim, vale considerar tirar o trambolho da sala ou pelo menos organizar os móveis para que ela não domine o espaço.

Em tempos de Netflix isso é molezinha.

Palavras-Chaves

Compartilhe essa Publicação

22 respostas

  1. Elyna Svedese disse:

    Estou me acostumando a não perder meu tempo com a TV e aproveitar esse tempo para coisas que antes não fazia, como caminhar e cozinhar.

  2. LAURA LOUISE RICHARDSON FRANCA disse:

    Não tenho TV há 20 anos (tenho 40) e foi a melhor coisa que já fiz na vida. Tenho uma ótima biblioteca!!

  3. Simone Collet disse:

    Laura, você é uma inspiração! Em casa reduzimos muito as horas de TV, só vemos Netflix mas ainda não consegui eliminar por causa das crianças. Fiquei com inveja da sua biblioteca rsrsrs

  4. Simone Collet disse:

    Pois é Elyna, quem não vê TV é mais saudável, já tem pesquisa comprovando. Porque faz exercícios e come comida de verdade como diz a Rita Lobo…

  5. Larissa Durães disse:

    Oi, estou pensando em montar a minha sala sem a televisão, mas com a opção de assistir no data show quando estivermos a fim.
    Uso televisão apenas para assistir Netflix ou filmes/series já baixadas no computador. Gosto de receber pessoas e as vezes as recebo para assistirmos rs Alguma idéia de como posso fazer isso?

  6. Vailda Souza Santos Cassan disse:

    Amei as dicas.
    Sempre tive salas de TV e de Estar separadas. É horrível receber amigos com a TV ligada. Sou muito mais de conversar…rsrs

  7. Simone Collet disse:

    Oi Larissa, ótima ideia essa do data show. Te respondi por e-mail sobre alguns cuidados que você deve observar neste caso. Beijos.

  8. Elaine Matos disse:

    Adorei as dicas. Tenho uma sala de estar no primeiro andar e uma sala de TV no segundo. Gostamos de receber uns amigos e também assistir filmes em família. “Meuestilodecor” é o máximo, sou fã.

  9. Simone Collet disse:

    Você é do time das sortudas que podem separar as salas de estar e TV Eliane 😉 Obrigada querida por me acompanhar!

  10. Pamela Louzada disse:

    Tenho TV no quarto e na sala,e estou pensando em tirar a da sala, já q ninguém assiste tv na sala, alguma idéia?

    1. Se ninguém assiste a minha opinião é que tem que tirar mesmo e criar uma belíssima sala de estar, papear, conviver….

  11. JULIANA DA CUNHA BRIZIDA disse:

    Meu apto é pequeno e já tem tv nos dois quartos, preferi fazer uma escrivaninha com computador na sala… Senão fica muito cheio de moveis e gosto de um ambiente clean. Optei pela escrivaninha suspensa e amei.

    1. Oi Juliana, usar móveis suspensos ou com pés fininhos e aparentes deixa os ambientes muito mais leves. Deve ter ficado lindo mesmo! Beijo grande.

  12. EDSON LUIZ MARCHI disse:

    Não assisto TV desde 1994 (eu tinha 24 anos na época) e passei um bom tempo da minha vida SEM TV em casa. Outra parte da vida deixei a TV apenas no quarto DE VISITAS. Quando me casei em 2018 “cedi a pressões” e mantive a TV na sala por 3 anos. Foi infernal, pois passava o tempo todo ligada azucrinando na hora da janta, na hora do almoço etc. Quem assiste TV acredita que todos os demais coabitantes devem assistir juntos sem se questionar acerca de suas vontades. Esquecem que uma vez ligada a TV, ela será ouvida na sala toda ou às vezes na casa toda. Nos mudamos de endereço e aproveitei para recolocar a TV no quarto de visitas, e dei um jeito para que ela só possa ser assistida com a porta do quarto fechada (a coloquei em partes atrás da porta do quarto). A sala clareou, o sol voltou a brilhar, desanuviou, os almoços e os jantares acontecem ou em silêncio com com aquela gostosa conversa. Nunca mais vou permitir que a TV seja colocada na sala de estar. Se houver uma sala da TV, ótimo, senão ficará no quarto DE VISITAS. Televisão faz mal à saúde mental das pessoas, faz com que engulamos programas manipuladores de opiniões, faz com que o telespectador passe a viver a vida dos outros e deixe a sua correr miseravelmente. Se houver a intenção de assistir um filme previamente escolhido dá pra assistir do começo ao final, e depois deve-se DESLIGAR a TV. O problema é que as pessoas deixam a TV ligada o dia todo para preencher o vazio que trazem na cabeça e, assim, a TV se transforma em um ruído dentro de casa e, pois, dentro da mentes das pessoas causando danos mentais difíceis de serem reparados.

  13. Comprei um apto micro, kkk e não assisto tv aberta ha mais de 5 anos. Só Netflix, mas minha vida é corrida, muito intensa e acabo assistindo só a noite, no meu quarto. Pedi meu decorador para não colocar tv na sala, acho que visita se quiser assistir tv que assista na casa dela, lá é para conversar. Mas fui muito questionada por amigos, “como assim, vc não vai ter tv na sala?” “e como vai assistir tv com o boy ou escutar uma música com amigos?” Falei, se eu tiver uma tv na sala, o boy e meu cachorro vão escorar no meu sofá, acabar com ele e nunca mais sair de lá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá 👋
Está com alguma dúvida?