Decoração pra Vida Real

Meu negócio é te ensinar tudo que sei sobre decoração sem segredos

e te ajudar a decorar sua casa sem enrolação.

Você conhece seu estilo de decoração?

Se você não conhece o seu estilo de decoração e está naquela situação, irritante mas muito comum, de não saber por onde começar a decorar a sua casa; esse é o passo #1.

voce-conhece-estilo-decoracaofoto via sfgirlbybay.com

Revelar o seu estilo é a alma do processo de decoração.

O seu estilo de decoração está nas suas experiências, nas coisas que você ama e que tem significado prá você. Como a viagem dos seus sonhos, o seu restaurante favorito, o filme que marcou a sua vida…

Conhecer o seu estilo é fundamental porque te dá segurança prá tomar decisões e funciona como um filtro, prá você não errar na hora de comprar e garantir que sua casa vai ficar do jeito que você imaginou.

Agora, quando eu falo de revelar o seu estilo de decoração eu não estou falando desses testes de revista que te encaixam em um estilo pré-definido pelo mercado, tipo; clássico, retrô, despojado, etc.

Oi? O que isso quer dizer???

Esses rótulos não tem nenhuma relação com a sua vida real! Para você se sentir acolhida e feliz na sua casa, a decoração tem que traduzir a sua personalidade.

Revelar o seu estilo único e pessoal é uma jornada de auto-conhecimento. É você descobrir quais cores, formas, materiais, texturas, etc… te tocam. É você encontrar as suas referências de abrigo e aconchego.

Como revelar o seu estilo de decoração

1. Pense como um designer

Um designer coleciona referências visuais o tempo todo e acessa estas referências quando precisa de inspiração para criar algo novo.

2. Comece a colecionar as suas próprias referências visuais

Podem ser recortes de revista arquivados numa pasta ou painéis do Pinterest. Em um primeiro momento apenas guarde as imagens que te tocaram de alguma forma.

3. Dedique um tempo para entender suas referências

Depois de algum tempo colecionando (1 mês funciona para a maioria das pessoas) é hora de olhar prá essas imagens e se perguntar o que elas tem em comum, pode ser uma cor, uma forma, um material.

Por exemplo, você pode perceber que as imagens que você colecionou tem muita madeira de demolição mas não tem cara de casa de fazenda, tem uma pegada mais urbana. Os ambientes são mais limpos, com poucos móveis, sem frufru, talvez com uma cara mais industrial.

Aí você pode até batizar o seu estilo, chamar de Rústico Urbano ou Industrial Minimalista, você manda, mas sabendo o que significa.

Tentar se encaixar em um estilo pré-definido pelo mercado jamais!

Existe uma ferramenta muito usada por designers de todas as áreas para organizar e traduzir visualmente uma idéia, definir um estilo e criar foco que é o moodboard, ou traduzindo livremente para o português, “quadro de atmosfera”.

voce-conhece-estilo-decoracao-imagem

O moodboard é uma ferramenta super eficaz, que eu ensino em workshops e uso profissionalmente para ajudar meus clientes a revelarem o seu estilo pessoal.

A idéia é você garimpar imagens, amostras de tecido, papéis coloridos, elementos da natureza, qualquer objeto que transmita as sensações que você quer que o seu ambiente transmita e fazer uma colagem.

No moodboard seu estilo vai ficar escancarado, você vai ver emergir um padrão de cores, de formas, de texturas.

Eu super recomendo que você comece o seu moodboard já! Garanto que você vai se divertir à vera.

5 Respostas para Você conhece seu estilo de decoração?

  1. Olá Simone, sou designer e não aprendi fazer o moodboar no curso, adorei saber um pouco mais sobre ele, vou adotar a técnica a partir de agora. Adorando explorar seu blog. bjs