MeuEstiloDecor

Dúvidas de decoração que você tem vergonha de perguntar

Todo mundo já ouviu a frase: “Perguntar não ofende.” Mas você sabe que não é bem assim.

Na vida real a gente tem vergonha de fazer uma pergunta quando acha que a resposta é óbvia.

Como o MeuEstiloDecor é sem-vergonha ? eu respondo agora 5 dúvidas de decoração que você tem vergonha de perguntar.

E para com essa bobagem de vergonha, viu?duvidas-decoracao-vergonha-perguntar-capa

5 dúvidas de decoração que você tem vergonha de perguntar

1. Porcelanato é cafona?

Depende do tipo. E eu não estou saindo pela tangente, vou explicar.

Cafona é trocar um piso lindo de tacos de madeira nobre em bom estado por porcelanato porque é “mais fácil de limpar”. Oi?

Fazendo isso você está desperdiçando material de alta qualidade, gerando lixo que vai demorar décadas para se decompor e consumindo os recursos naturais necessários para a produção e transporte do porcelanato novo. Definitivamente cafona.

Cafona é escolher um porcelanato brilhante, com veios para imitar mármore porque você acha mármore chique. Mármore é chique. Imitação não.

duvidas-decoracao-vergonha-perguntar-porcelanato-brilho

Porcelanato é bom bom material. Resistente, durável e é possível encontrar modelos com excelente relação custo x benefício, mas prefira os acabamentos foscos principalmente para salas e quartos.

Quando você usa porcelanato brilhante, sua casa fica fria, com cara de show-room de loja de decoração ou pior, cara de corredor de shopping.

Você quer que a sua casa seja aconchegante, confortável e tenha cara de casa, não de ambiente comercial.duvidas-decoracao-vergonha-perguntar-porcelanato-fosco

2. O que é plafon?

Plafon é uma luminária que se instala rente ao teto. O termo vem do francês plafond que significa teto.

Os plafons podem ser “de embutir”, que se encaixam no forro de gesso ou “de sobrepor” que se fixam diretamente à laje.duvidas-decoracao-vergonha-perguntar-plafon

Eles podem fornecer iluminação direta ou indireta, que é quando o equipamento tem um anteparo que faz a luz refletir para cima e não para baixo.

Os plafons são usados para proporcionar uma iluminação geral e difusa para os ambientes e podem ser usados em salas, quartos, banheiros, cozinha e área de serviço.

Nos ambientes de “trabalho”, como cozinhas e banheiros, prefira os plafons de luz direta que vão facilitar as tarefas de cozinhar, fazer maquiagem e se barbear.

Já nos quartos prefira plafons de luz indireta, assim quando você estiver deitada a luz não vai incidir direto no seu olho.guia-definitivo-iluminacao-sem-gesso-plafons

3. Pintar a parede de uma cor escura diminui o ambiente?

Não.

Você sabe que quando se fala de decoração de espaços pequenos o conselho mais comum é pintar as paredes de cores claras.

A teoria é que uma parede branca, ou bege ou outro tom pastel, reflete mais a luz solar e isso faz o ambiente parecer maior. Ok, faz sentido.

O que ninguém fala é que cores escuras também tem seus truques para enganar o nosso cérebro.

Cores escuras, ao contrário das claras, refletem menos a luz e por isso não conseguimos ver exatamente onde uma parede termina e a outra começa causando uma sensação de continuidade que faz o espaço parecer maior.

duvidas-decoracao-vergonha-perguntar-cor-escura

Além disso uma parede de cor escura parece estar mais longe do que uma de cor clara gerando a ilusão de fundo infinito.

Mas atenção, nem todas as cores escuras funcionam. Prefira preto, cinza escuro, azul-marinho ou marrom-chocolate aos tons de vermelho. Cores quentes sempre parecem avançar sobre nós.duvidas-decoracao-vergonha-perguntar__infografico

4. Qual é a diferença entre estilo moderno e estilo contemporâneo?

Nomear estilos de decoração é tarefa para os historiadores da arte.

Você deve focar em descobrir e nomear o seu próprio estilo e não tentar se encaixar em um termo pré-definido pelo mercado. Vai por mim, é bem mais simples assim.

O erro mais comum que eu vejo quando alguém está tentando definir seu estilo de decoração é usar os termos “moderno” e “contemporâneo” como sinônimos. Está errado.

O termo “moderno” é usado para definir a arquitetura e o design do período entre a década de 20 e a década de 50 do século passado.

Contemporâneo é o que está acontecendo agora, o que é do tempo atual.
E o que está acontecendo agora é uma mistura de vários estilos, inclusive do estilo moderno que está de novo “na moda”.

O estilo “moderno” puro é chamado pelos historiadores de “mid-century modern” e traços desse estilo podem ser vistos hoje em dia nas decorações contemporâneas chamadas de vintage. Móveis com pé palito ou estrutura metálica, linhas retas, estofados sequinhos.duvidas-decoracao-vergonha-perguntar-moderno

5. Devo seguir as tendências de decoração?

Só quando a tendência tem a ver com o seu estilo de decoração.

As tendências de decoração são criadas pelo mercado para gerar uma necessidade de consumo. Isso não ruim, nem bom, é apenas como as coisas funcionam.

Conhecer as tendências te ajuda a treinar o olhar e refinar seu estilo pessoal.

No início do ano quando a Pantone anunciou que a cor de 2016 era o Rose Quartz, pipocaram no Pinterest centenas de fotos de interiores usando essa cor.

Eu, que não curto cores pastel, nunquinha que ia me jogar nessa tendencinha. Sacou?

Já uma tendência que eu estou louca pra abraçar é a das estampas tropicais. O verão que me aguarde!duvidas-decoracao-vergonha-perguntar-seguir-tendencias

Abrir bate-papo
Olá 👋
Está com alguma dúvida?