MeuEstiloDecor

Guia ninja para escolher sofá sem stress

Escolher sofá é estressante. Pronto falei.
É o tipo de decisão que dá calafrios de medo. Medo de comprar o sofá errado.
O sofá é a peça mais importante, mais usada e mais cara da sala. Quando você compra um sofá, a sua expectativa é que ele dure muitos anos. Mas….E se você errar?
Erra uma pinóia! É só seguir esse guia ninja que dá tudo certo.guia-ninja-escolher-sofa-sem-stress

Guia ninja para escolher sofá sem stress

Não compre seu sofá antes de responder estas 7 perguntas:

1. Como eu vou usar o ambiente?
Você está escolhendo um sofá para que ambiente? Sala de estar, sala de TV, quarto de hóspedes?
O sofá perfeito para uma sala de TV, macio e profundo, vai ficar desconfortável em uma sala de estar voltada para a convivência e o bate-papo. O assento profundo e mole dificulta na hora de sentar e levantar e pode deixar as visitas constrangidas.
Em uma sala onde a prioridade não é assistir televisão, prefira assentos mais firmes, com altura padrão (em torno de 45cm), menos profundos (em torno de 90cm) e com encostos mais retos.
Se a sua casa é pequena e sua sala é multi-função, você tem 3 opções:
Sofá retrátil – não é a minha opção favorita já que geralmente estes modelos são do tipo “trambolho”, quer dizer, braços e encostos gigantes que comem mais da metade da sala.
Sofá com chaise – esta alternativa é simpática se a sua sala for retangular e comportar um modelo de 3 lugares.guia-ninja-escolher-sofa-sem-stress-multi
Sofá “magrinho” com pufes – minha alternativa preferida para ambientes pequenos. Escolha um modelo firme, pouco profundo, com braços fininhos que maximize o uso do seu espaço. Use pufes no lugar da mesa de centro e quando for ver TV use-os para se espalhar. Não se esqueça das almofadas confortáveis.guia-ninja-escolher-sofa-sem-stress-pufe

2. Quanto espaço eu tenho?
O tamanho da sua sala é que vai determinar o tamanho do sofá. Meça sua sala e faça um planta baixa em escala com os móveis que você quer usar.
Considere um mínimo de 60cm livres de cada lado do sofá para que sua sala não fique com aquela sensação de “peru no pires”. Se quiser visualizar melhor o espaço que o sofá irá ocupar, marque suas medidas com fita crepe no chão. Lembre-se que ao lado do sofá você vai precisar ter pequenos móveis de apoio e luminárias.
Sofás de 2 lugares geralmente medem em torno de 160cm e os de 3 lugares em torno de 200cm. Evite sofás com profundidade maior do que 100cm em ambientes pequenos, é desperdício de centímetros preciosos.
Sofás com pés aparentes dão maior leveza aos espaços e funcionam bem em ambientes pequenos.
Não se esqueça de medir a largura das portas, elevadores, escadas e outras passagens para não ter surpresas desagradáveis na hora da entrega.

3. Qual é o tecido mais indicado pra mim?
Você mora sozinha? Tem filhos ou pets?
Não preciso nem falar que sofá branco ou de tecidos nobres como seda, está fora de cogitação se você tem crianças ou pets, certo?
Se este é o seu caso prefira tecidos duráveis (tipo lona ou jeans) em cores escuras, couro natural, tecidos para áreas externa tipo “acquablock” ou capas removíveis e laváveis.
Aqui em casa além da capa de sarja lavável eu ainda coloco uma manta levinha e fácil de lavar sobre o sofá onde as crianças assistem TV.

Se você não tem crianças, suas opções ficam mais interessantes:
Sarja peletizada: é macia, 100% algodão portanto natural e pode ser encontrada em uma variedade incrível de cores. É o melhor tecido para capas de sofá.
Linho: pode ser natural, meu preferido, ou sintético. O linho sintético tem a vantagem de poder ser impermeabilizado e como não amassa como o linho natural dá um aspecto mais “comportado” ao móvel. Contudo o linho natural tem toque macio e textura “amassada” que dão um toque aconchegante e rústico aos móveis.
Chenille – é o campeão dos estofamentos, o tecido mais encontrado no revestimento de sofás. O chenille é o mais popular revestimento de sofás por sua durabilidade e preço mas vamos combinar que não é dos mais bonitos. Se o seu orçamento só permite o revestimento de chenille, prefira os tipos com pouco brilho e trama fechada.
Sued – outro revestimento bastante usado em sofás é o sued. Se puder escolher entre chenille e sued, escolha o último. É um tecido resistente mas com um toque mais macio que o chenille. Cuidado com os sueds de aspecto “molhado” e brilhante.
Peça amostras do tecido antes de comprar, muitas lojas online enviam uma pequena amostra pelos Correios se você pagar o valor do envio.

4. Que cor devo escolher? Clara ou escura? Neutra ou colorida?
Cores escuras escondem melhor possíveis manchas e portanto são mais indicadas se você tem crianças ou amigos desastrados.
Se optar por um sofá de cor escura e seu piso também for escuro, use um tapete claro para criar contraste e destacar o sofá.
Antes de se decidir por uma cor clara ou escura, avalie a “base” do ambiente, quais são as cores do piso e das paredes? Se suas paredes e piso são claros e você decidir usar um sofá claro procure usar acessórios com texturas naturais ou cores vibrantes para a decoração não ficar sem graça.guia-ninja-escolher-sofa-sem-stress-branco
Sofá neutro ou colorido?
O sofá é um móvel que vai viver com você por muitos anos, assim, a aposta mais segura é optar por cores neutras como tons terrosos, preto, bege ou cinza.
Algumas cores contudo podem funcionar como neutros, como alguns tons de azul e amarelo por exemplo.guia-ninja-escolher-sofa-sem-stress-cor

5. Quanto eu posso investir?
Defina uma faixa de preço e pesquise as opções disponíveis no mercado.
Use a internet para descobrir os modelos de sofá que o mercado oferece dentro da sua faixa de preço. Pesquise, pesquise, pesquise.
E prepare-se para descobrir que talvez o sofá dos seus sonhos não caiba no seu orçamento. Esteja preparada para mudar a cor ou o tecido escolhido. Não é nenhum fim do mundo.
Evite a todo custo a tentação de comprar o que eu chamo de “sofá genérico”. Um “sofá genérico” é aquele modelo baratinho que você encontra em TODAS as lojas de departamento online (Casas Bahia, Americanas, Magazine Luiza, Shoptime, todas!).
Antes de você reclamar eu me explico: Eu não tenho nada contra baratinho. Baratinho é legal, mas quando você se pergunta como é possível que um sofá custe este preço e a resposta te dá calafrios….É porque tem alguma coisa errada.
O “sofá genérico” é revestido em um tecido horrível e geralmente brilhante, tem um formato esquisito com muitas MUITAS curvas e detalhes desnecessários como costuras aparentes, botões e recortes. Esse é o sofá errado.
Prefira modelos simples, de linhas retas e proporções equilibradas.guia-ninja-escolher-sofa-sem-stress-genericoguia-ninja-escolher-sofa-sem-stress-modelos

No topo à esquerda Sofá Angra Oppa

No topo à direito Sofá Acqua Slim Mobly

Embaixo à esquerda Sofá Pietro Essência Móveis

Embaixo à direita Sofá Cleo Etna

6. Qual modelo combina mais com as coisas que eu já tenho?
Depois de selecionar 2 ou 3 modelos que atendam as suas especificações é hora de testar se eles “funcionam” com as coisas que você já tem, como tapete, mesas laterais e de centro, etc.
A melhor forma de fazer isso é criar uma colagem. Imprima fotos de todas as peças e cole-as lado a lado em uma folha de papel. Observe qual dos sofás se encaixa melhor na decoração. Você também pode fazer a colagem virtualmente usando um software como o Powerpoint.projeto-decoracao-online-moodboard-cinza

7. Será que o sofá que eu escolhi é confortável?
Pesquisar e escolher o modelo do seu sofá online vai te poupar tempo e certamente dinheiro. Agora que você já sabe o que está procurando é hora de bater perna.
Imprima uma foto do sofá escolhido, anote as características do móvel: medidas máximas de largura e profundidade, cor e tipo de tecido e visite algumas lojas de móveis.
O objetivo aqui é testar o conforto e a qualidade da peça mas também conseguir uma boa negociação.

Conforto – USE o sofá como se estivesse em casa, não tenha vergonha. Tire os sapatos, sente-se e deite-se no sofá. As almofadas são macias? O tecido tem um toque agradável? O assento é confortável? A profundidade funciona pra você? Os braços tem a altura certa?

Qualidade – FAÇA perguntas sobre a estrutura interna do sofá. É de madeira? De que tipo? Usa molas e percintas elásticas? E a espuma, qual a densidade? Se o modelo for retrátil, o mecanismo funciona sem travas e barulhos?
Um sofá de qualidade tem estrutura de madeira sólida (nada de compensado), percintas elásticas no encosto, percintas e molas nos assentos, espuma com densidade mínima D-28 coberta com manta de espuma ou fibra.
Faça o teste: levante o sofá por uma das quinas, se o outro pé frontal não sair do chão é sinal de que a estrutura é muito fraca.

Pronto! Sofá escolhido só falta comprar.
Lembre-se que um sofá representa um investimento alto então não apresse a compra. Não se sinta na obrigação de comprar só porque você está na loja.
Peça um orçamento detalhado com valores, descontos, custos de entrega, prazos de pagamento e informações sobre a política de devolução. Pechinche!
Volte para casa e compare os orçamentos com as ofertas das lojas online e só então decida se é melhor comprar online ou na loja física.

Curtiu? Que tal compartilhar? É só usar os botões do lado esquerdo do post ❤️

Palavras-Chaves

Compartilhe essa Publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *