Decoração pra Vida Real

Meu negócio é te ensinar tudo que sei sobre decoração sem segredos

e te ajudar a decorar sua casa sem enrolação.

Baixe grátis o guia "Arrume sua estante como um designer"

Dúvidas de decoração que você tem vergonha de perguntar

Todo mundo já ouviu a frase: “Perguntar não ofende.” Mas você sabe que não é bem assim.

Na vida real a gente tem vergonha de fazer uma pergunta quando acha que a resposta é óbvia.

Como o MeuEstiloDecor é sem-vergonha ? eu respondo agora 5 dúvidas de decoração que você tem vergonha de perguntar.

E para com essa bobagem de vergonha, viu?duvidas-decoracao-vergonha-perguntar-capa

5 dúvidas de decoração que você tem vergonha de perguntar

1. Porcelanato é cafona?

Depende do tipo. E eu não estou saindo pela tangente, vou explicar.

Cafona é trocar um piso lindo de tacos de madeira nobre em bom estado por porcelanato porque é “mais fácil de limpar”. Oi?

Fazendo isso você está desperdiçando material de alta qualidade, gerando lixo que vai demorar décadas para se decompor e consumindo os recursos naturais necessários para a produção e transporte do porcelanato novo. Definitivamente cafona.

Cafona é escolher um porcelanato brilhante, com veios para imitar mármore porque você acha mármore chique. Mármore é chique. Imitação não.

duvidas-decoracao-vergonha-perguntar-porcelanato-brilho

Porcelanato é bom bom material. Resistente, durável e é possível encontrar modelos com excelente relação custo x benefício, mas prefira os acabamentos foscos principalmente para salas e quartos.

Quando você usa porcelanato brilhante, sua casa fica fria, com cara de show-room de loja de decoração ou pior, cara de corredor de shopping.

Você quer que a sua casa seja aconchegante, confortável e tenha cara de casa, não de ambiente comercial.duvidas-decoracao-vergonha-perguntar-porcelanato-fosco

2. O que é plafon?

Plafon é uma luminária que se instala rente ao teto. O termo vem do francês plafond que significa teto.

Os plafons podem ser “de embutir”, que se encaixam no forro de gesso ou “de sobrepor” que se fixam diretamente à laje.duvidas-decoracao-vergonha-perguntar-plafon

Eles podem fornecer iluminação direta ou indireta, que é quando o equipamento tem um anteparo que faz a luz refletir para cima e não para baixo.

Os plafons são usados para proporcionar uma iluminação geral e difusa para os ambientes e podem ser usados em salas, quartos, banheiros, cozinha e área de serviço.

Nos ambientes de “trabalho”, como cozinhas e banheiros, prefira os plafons de luz direta que vão facilitar as tarefas de cozinhar, fazer maquiagem e se barbear.

Já nos quartos prefira plafons de luz indireta, assim quando você estiver deitada a luz não vai incidir direto no seu olho.guia-definitivo-iluminacao-sem-gesso-plafons

3. Pintar a parede de uma cor escura diminui o ambiente?

Não.

Você sabe que quando se fala de decoração de espaços pequenos o conselho mais comum é pintar as paredes de cores claras.

A teoria é que uma parede branca, ou bege ou outro tom pastel, reflete mais a luz solar e isso faz o ambiente parecer maior. Ok, faz sentido.

O que ninguém fala é que cores escuras também tem seus truques para enganar o nosso cérebro.

Cores escuras, ao contrário das claras, refletem menos a luz e por isso não conseguimos ver exatamente onde uma parede termina e a outra começa causando uma sensação de continuidade que faz o espaço parecer maior.

duvidas-decoracao-vergonha-perguntar-cor-escura

Além disso uma parede de cor escura parece estar mais longe do que uma de cor clara gerando a ilusão de fundo infinito.

Mas atenção, nem todas as cores escuras funcionam. Prefira preto, cinza escuro, azul-marinho ou marrom-chocolate aos tons de vermelho. Cores quentes sempre parecem avançar sobre nós.duvidas-decoracao-vergonha-perguntar__infografico

4. Qual é a diferença entre estilo moderno e estilo contemporâneo?

Nomear estilos de decoração é tarefa para os historiadores da arte.

Você deve focar em descobrir e nomear o seu próprio estilo e não tentar se encaixar em um termo pré-definido pelo mercado. Vai por mim, é bem mais simples assim.

O erro mais comum que eu vejo quando alguém está tentando definir seu estilo de decoração é usar os termos “moderno” e “contemporâneo” como sinônimos. Está errado.

O termo “moderno” é usado para definir a arquitetura e o design do período entre a década de 20 e a década de 50 do século passado.

Contemporâneo é o que está acontecendo agora, o que é do tempo atual.
E o que está acontecendo agora é uma mistura de vários estilos, inclusive do estilo moderno que está de novo “na moda”.

O estilo “moderno” puro é chamado pelos historiadores de “mid-century modern” e traços desse estilo podem ser vistos hoje em dia nas decorações contemporâneas chamadas de vintage. Móveis com pé palito ou estrutura metálica, linhas retas, estofados sequinhos.duvidas-decoracao-vergonha-perguntar-moderno

5. Devo seguir as tendências de decoração?

Só quando a tendência tem a ver com o seu estilo de decoração.

As tendências de decoração são criadas pelo mercado para gerar uma necessidade de consumo. Isso não ruim, nem bom, é apenas como as coisas funcionam.

Conhecer as tendências te ajuda a treinar o olhar e refinar seu estilo pessoal.

No início do ano quando a Pantone anunciou que a cor de 2016 era o Rose Quartz, pipocaram no Pinterest centenas de fotos de interiores usando essa cor.

Eu, que não curto cores pastel, nunquinha que ia me jogar nessa tendencinha. Sacou?

Já uma tendência que eu estou louca pra abraçar é a das estampas tropicais. O verão que me aguarde!duvidas-decoracao-vergonha-perguntar-seguir-tendencias

11 Respostas para Dúvidas de decoração que você tem vergonha de perguntar

  1. Simone, agora que eu fiquei com essa ideia de que o piso da minha casa lembra o piso de shopping, o que eu faço pra diminuir esse efeito do meu porcelanato cafona?? rsrs

    • Uma palavra Bruna: tapete! Se o seu porcelanato for brilhante, use um tapete de textura rústica para equilibrar o efeito. Sisal ou outra fibra natural é uma boa. Mas não fica muito encanada com esse negócio de cafona porque se a sua decoração estiver harmônica, com cores, iluminação e texturas bem trabalhadas, ninguém vai reparar no piso ; ) Beijo querida.

  2. Simone, adoro seus posts! Você é uma pessoa sempre pra cima, alegre, colorida! Não entendo nada de decoração, mas sempre leio o que você escreve. Além disso, tiro idéias de suas fotos…. rsss…. Mas já que é para “perder a vergonha”, gostaria da sua opinião a respeito de uma parede que eu tenho aqui em casa. É na sala, tá? Meu apartamento é todo em tom “erva-doce”, mas na sala tem duas paredes “verde bandeira”. É uma parede dividida pelo corredor, por isso são duas. Uma delas, tem uma sequência de espelhos redondos, em tamanhos diferentes (em forma de gota, deitada, do menor para o maior). Ficam em frente à porta e os coloquei lá, quando li que espelhos devem ficar em frente à porta, para “espantar” energias negativas (feng shui). Esses espelhos são cafonas? Como já faz quase 3 anos que estão lá, seria o caso de tirá-los e deixar a parede lisa? Pensei em pintar a parede em um tom escuro, tipo marrom ou azul bem escuro. Mas seriam só essas duas paredes, por enquanto, porque eu ando com a grana curta. O que você acha? Te aluguei, né? rssss…. Obrigada, querida! Um beijo e fica com Deus.

    • Oi Sandra, muito bom saber que você curte os posts ? Sobre seus espelhos, mais de uma vez eu já falei no blog que eu acho conjuntinho “chato”. Quando você pendura tríptico na parede, compra conjunto de sofá de 2 e 3 lugares você deixa a sua casa com cara de show-room de loja, sabe? Entrou e comprou exatamente o que estava exposto e colocou em casa. Ficaria muito melhor se você tivesse um grupo de espelhos de formatos e molduras diferentes ou um espelho grandão. Sobre a cor, como você não vai trocar o erva-doce agora eu acho que o azul escuro funcionaria melhor já que é uma combinação mais moderna. Espero ter ajudado querida. Beijo grande.

      • Claro que ajudou, linda! Vou já tirar esses espelhos e mudar os formatos…. rsss…
        Como sempre, você é ótima!!!! Um beijão! Gratidão!

  3. Mais uma vez arrebentando! Em relação a retirar o piso de madeira para colocar porcelanato, eu tive esse problema a pouco tempo. Meu esposo queria tirar todo o piso da casa que compramos, que era de tabua corrida. O piso do nosso quarto estava em mal estado e tinha que ser trocado, e ele queria colocar porcelanato na casa toda. Bati o pé e achei um absurdo…agora ele achou lindo com o piso de madeira. Beijão!!

    • Vera, que bom ouvir a sua história. Pela minha experiência, os homens tem mais dificuldade de avaliar o “potencial” das coisas usadas. Eles querem logo substituir pra resolver o problema kkkk Aqui em casa também é assim : ) Beijos querida

  4. Adoro tudo o que você diz. E as fotos que você posta são tão elucidativas. Particularmente, não lido com decoração e muito menos com arquitetura, mas já utilizei mais de uma vez orientações que você envia.
    Deus a abençoe sempre, cumulando-a de coisas boas.

    • Marlene, você nem pode imaginar como fico feliz em saber que estou ajudando! Se a sua casa ficar um pouquinho mais feliz por causa dos meus posts eu cumpri meu papel : ) Obrigada querida.

  5. Adorei, Simone!!
    Outro dia tive que jogar no Google “o que é plafon” rsrs
    Em relação ao porcelanato, sempre tive dúvida mesmo!
    Beijos,
    Joana

Assine o Canal MeuEstiloDecor e receba as novidades: