Eu sei que você tem uma coleção de idéias bacanas de decoração que gostaria de tentar na sua casa mas tem medo de tentar algo novo, sair do óbvio e ficar brega. Por isso você ainda se prende a “regras de decoração”.
Adivinha a boa notícia? Regras de decoração, assim como todas as regras, foram feitas para se quebrar.
foto via home-designing.com
5 regras de decoração para quebrar
1. Regra do conjuntinho – No layout da sala, use um conjunto de sofás de 3 e 2 lugares se sua sala for grande e um conjunto com 1 sofá de 2 lugares + 1 par de poltronas se sua sala for pequena.
Conjuntinho já era. O que vai ditar que tipo de assento você deve ter é a maneira como você usa a sua sala. Se você usa a sua sala prá ver TV, um sofá profundo e confortável é indicado.
Mas se você não vê TV e adora receber os amigos, o melhor é usar um sofá magrinho e muitos assentos soltos que possam mudar de lugar facilmente, como cadeiras com e sem braços, bancos e pufes.
foto via elle.es
2. Regra do ponto focal – Cada ambiente deve ter apenas 1 ponto focal.
Porque? Porque a janela que dá vista prá copa da árvore é menos importante que a sua coleção de bules de chá? E aquela foto incrível que você ganhou do seu amigo fotógrafo?
Todos os seus “tesouros particulares” merecem atenção e é expondo as coisas que tem significado prá você que a sua personalidade e seu estilo vão transparecer na decoração, sua casa vai ganhar textura e ficar mais interessante e aconchegante.
3. Regra da cor escura – Cor escura nas paredes escurece o ambiente
O que escurece ambiente é falta de luz. Se você tem uma sala ou quarto com boa entrada de luz natural, não é pintando a parede de cor uma cor fechada que ela vai ficar escura.
Uma cor escura em um ambiente bem iluminado ajuda o olhar a encontrar limites e serve como pano de fundo para destacar elementos da decoração como um móvel especial ou uma coleção de arte.
4. Regra dos tipos de madeira – Não se deve misturar móveis de madeiras diferentes.
Tudo combinandinho é chato. Se você usar o mesmo acabamento em todos os móveis, sua casa vai ficar parecendo catálogo de loja. Cruz-credo!
A textura, os veios e o acabamento da madeira são mais importantes do que a cor. O contraste de texturas é o que vai trazer variedade e interesse à sua decoração. Uma mesa rústica sobre um piso de madeira mais brilhante ou cadeiras de madeira clara com mesa de madeira escura funcionam porque tem contraste.
5. Regra das cores neutras – Deixando tudo neutro não tem como errar
Ô se tem. Tudo neutro, paredes, móveis e acessórios é chato, frio e sem graça.
Um ambiente neutro prá funcionar precisa de texturas, muitas texturas. Varie os acabamentos dos móveis (estofado, madeira, metal, fibra) e inclua tecidos de “toques” variados como lã, pele e linho. Acessórios como livros, plantas e luminárias funcionam como uma camada adicional contribuindo ainda mais para criar variedade dentro da sua paleta neutra.
Se você quer uma casa que transpire personalidade e te faça sentir inspirada… [Tweet “…você precisa manter a cabeça aberta, confiar em você e abrir mão das regras de decoração.”]
O segredo é experimentar, não se levar tão a sério e se DIVERTIR.